quinta-feira, 23 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor- 23 de abril



Unesco escolheu como tema para este ano “Read…Grow wings and travel” (Lê…  ganha asas e viaja!»)


Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 e, por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de S. JorgePretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.

Porque os livros são uma ligação entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e entre culturas. 


Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos nesta data em 1616.

A mensagem da UNESCO para este dia é a seguinte:
«A LEITURA É MAIS IMPORTANTE AGORA DO QUE NUNCA!
Mais do que nunca, num momento em que a maioria das escolas em todo o mundo está fechada e as pessoas precisam limitar o seu tempo fora de casa, o poder dos livros deve ser fomentado para combater o isolamento, reforçar os laços entre as pessoas, expandir os nossos horizontes e, ao mesmo tempo, estimular a nossa  mente e a nossa criatividade.
Durante o mês de abril e durante todo o ano, é essencial reservar um tempo para ler sozinho ou com os seus filhos. É um momento de celebrar a importância da leitura, promover o crescimento das crianças como leitores e promover o amor pela literatura.
Através da leitura e da celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril, podemos abrir-nos para os outros, apesar da distância, e podemos viajar graças à imaginação.
Em tais circunstâncias, convidamos estudantes, professores, leitores de todo o mundo, bem como a indústria de livros e os serviços de bibliotecas, a testemunhar e expressar seu amor pela leitura.»
Traduzido e adaptado pela equipa da BE

Em Portugal, o tema é “Um livro no coração. Todos somos Livros.”, tendo o cartaz sido concebido pela ilustradora e designer Mariana Rio (Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2019). 


Participe no desafio lançado pela UNESCO! Testemunhe, neste cartaz digital, a sua  relação com os livros e a leitura. 

2 comentários:

  1. Ler, transporta-me para o mundo de fantasia! (Miguel Ferreira, 5ºA)

    ResponderEliminar
  2. Ler é poder viajar sem sair do lugar(Diogo Henriques,7ºc)

    ResponderEliminar