segunda-feira, 27 de abril de 2020

Dia da Produção Nacional

Comemorou-se, ontem, dia 26 de abril, O Dia da Produção Nacional.

O anúncio da comemoração do Dia da Produção Nacional foi feito em abril de 2011. Com a comemoração desta efeméride, pretende-se sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica da produção nacional, combatendo o desemprego e contribuindo para a afirmação da produção nacional nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global.
Neste dia, incentiva-se ao consumo de produtos portugueses.
Nos super e hipermercados, os produtos nacionais (que estão normalmente identificados com um símbolo especial) são destacados neste dia. Realiza-se por todo o país uma ação designada por "Portugal Sou Eu" para incentivar à compra de produtos portugueses, promover o consumo informado, dinamizar a oferta nacional e promover o equilíbrio da balança comercial. O programa valoriza, através do Selo “Portugal Sou Eu”, a produção nacional de produtos, serviços e artesanato. As empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos "Portugal Sou Eu" recebem o Estatuto “Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu”.


Com a pandemia devida à COVID-19, nunca fez tanto sentido comemorar este dia, pois nunca houve uma crise assim e é muito difícil saber como e quando vai acabar, pois estamos no meio da maior pandemia dos últimos cem anos.
O mundo está mal preparado para responder a epidemias, mas temos a certeza que para combater os seus efeitos colaterais, tanto a nível económico como social, devemos consumir, sempre que pudermos, produtos nacionais. 



Sem comentários:

Enviar um comentário