quarta-feira, 29 de abril de 2020

Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança, dia 29 de abril, foi estabelecido pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO em 1982 para celebrar o aniversário de Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do bailado moderno. Neste dia, assinala-se a universalidade desta forma de arte, aproximando artistas e público numa só linguagem, a dança.
Todos os anos, companhias e instituições de dança em todo o mundo comemoram esta data e é convidado um profissional da área para escrever uma mensagem universal alusiva à efeméride, com o objetivo de destacar a importância desta arte universal. A mensagem de 2020 é assinada pelo bailarino, coreógrafo e pedagogo sul-africano Gregory Vuyani Maqoma.
Mensagem para o Dia Mundial da Dança:
«Vivemos tempos de tragédias inimagináveis, que melhor se podem descrever como uma era pós-humana. Mais do que nunca, precisamos de dança com sentido de missão para lembrar ao mundo que a humanidade ainda existe».

Para Gregory Vuyani Maqoma, «sentido de propósito e empatia devem prevalecer sobre anos e anos de dor universal que estão para vir, e conquistar essa tristeza da dura realidade de morte, rejeição e pobreza.
A dança deve, mais do que nunca, dar um forte sinal aos líderes mundiais – e a todos os que garantem a melhoria das condições da vida humana – que somos um exército de pensadores, e o nosso propósito é mudar o mundo passo a passo».

Na opinião do coreógrafo sul-africano, «a dança é liberdade, e através dela, é preciso libertar outros das armadilhas que enfrentam em vários pontos do mundo.
A dança não é política, mas torna-se política quando transporta em si mesma a fibra das ligações humanas, e, portanto, responde às circunstâncias do mundo numa tentativa de restaurar a dignidade humana».

Segundo Gregory Vuyani Maqoma, ao dançar, os bailarinos geram um «poder curativo, tão desesperadamente em falta atualmente», segundo o criador, e, nesse sentido, propõe que se "dance mais".


Em Portugal, o Dia Mundial da Dança está a ser celebrado mantendo a distância social, em plataformas digitais por várias companhias e entidades culturais, com vídeos de espetáculos, entrevistas a bailarinos, filmes sobre dança, documentários e aulas de dança.

O programa das várias iniciativas pode ser consultado AQUI. 

Coreógrafos e bailarinos portugueses assinalaram este dia, em conjunto com o Centro Cultural de Belém, testemunhando, de diversas formas, a importância desta arte. 


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário