quinta-feira, 4 de junho de 2020

O sal e alimentação - informação e conto tradicional «O sal e a água»


Sabias que o sal é muito importante?
Mas, sabias que o excesso de sal é muito prejudicial para a saúde?


O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge realizou um estudo em 2017 com o objetivo de determinar o teor de sal em alimentos representativos da dieta portuguesa. Os resultados observados permitiram concluir que em Portugal o sal em excesso na alimentação é uma realidade.

O consumo excessivo de sal pela população é um dos maiores perigos para a saúde pública, em Portugal, tornando-se urgente propor medidas para a sua redução. Relativamente ao conteúdo de sal na alimentação, sabe-se que 75% do sódio necessário provêm dos próprios alimentos e que a adição de sal de mesa às refeições já confecionadas deverá ser um dos principais pontos de intervenção, uma vez que o sal de mesa contém 30% de sódio.


Existem algumas medidas que facilitam a redução no consumo diário de sal:
  • Ler os rótulos dos alimentos no momento da compra, comparando diferentes versões do mesmo alimento e preferindo sempre as opções com menor teor de sal.
  • Evitar o consumo regular de produtos de conserva. Quando os consumir, verta o líquido de conserva, rico em sal, e passe a porção do alimento a consumir por água corrente.
  • Evitar o consumo regular de produtos que passaram por um processo de salga. Quando os consumir, demolhe bem o alimento previamente à sua confeção, garantindo a libertação de grande parte do sal.
  • Evitar o consumo regular de produtos de charcutaria, bem como de snacks e produtos salgados e embalados (batatas fritas, frutos secos torrados e salgados…)
  • Evitar o consumo regular de refeições já pré-confecionadas e congeladas.
  • Reduzir gradualmente a quantidade de sal que se adiciona às  refeições, quer no momento da confeção, quer no momento de consumo.



Lê o conto «O SAL E A ÁGUA», um conto tradicional, recolhido e publicado por Teófilo Braga, AQUI.

Podes também ver aqui a adaptação do conto.


Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário