sábado, 20 de junho de 2020

Homenagem a Carlos Ruiz Zafón


Nascido em Barcelona a 25 de setembro de 1964, Carlos Ruiz Zafón passou a sua infância num apartamento próximo da basílica da Sagrada Família.
Iniciou-se na literatura juvenil com a Trilogia da Névoa, três livros redigidos entre 1993 e 1995. O facto de ter escolhido a literatura, após uma incursão na publicidade e no cinema, marcou fortemente a sua escrita e a construção dos seus romances, além da presença de elementos fantásticos e o tom de aventura.
A Sombra do Vento, de 2001, traduzido em mais de 50 línguas, foi selecionado, em 2007, por 81 escritores e críticos latino-americanos e espanhóis para uma lista dos 100 melhores livros da língua espanhola dos últimos 25 anos. Sete anos depois, o autor escreveria O Jogo do Anjo, que vendeu 230 mil exemplares no primeiro fim de semana após o lançamento. Os romances seguintes, O Prisioneiro do céu e O Labirinto dos Espíritos, foram intercalados por dois volumes de contos.
Em 2006, Zafón venceu a sétima edição do Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim.

Sobre a forma como escrevia, Zafón dizia: "O meu método de trabalho está dividido por camadas. Escrevo como se faz um filme, em três fases. A primeira é a pré-produção, da criação do mapa do que vou fazer, embora ao começar a fazê-lo me aperceba de que terei de mudar tudo. Depois vem a rodagem: recolher os elementos com os quais será feito o filme. Então, enquanto escrevo, atravesso camadas e camadas de profundidade, e começo a modificar as coisas. É nessa fase que me pergunto: ‘E se mudar a linguagem e o estilo?’ Aí crio o problema, que para o leitor há de ser invisível: ele há de ler como água, tudo tem de lhe parecer fácil. Mas para isso é preciso muito trabalho."

O escritor deixou-nos esta sexta-feira, dia 19 de junho, mas Zafón continuará vivo através dos seus livros e a melhor forma de o homenagear é ler as suas obras.

Obras de Carlos Ruiz Zafón

Trilogia da Névoa 

(1993)

(1994)

(1995)
----------------------------------------------------
(1999)
----------------------------------------------------

Série - Cemitério dos livros esquecidos 

(2001)

(2008)


(2011)

(2016)

(fonte: Expresso.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário