terça-feira, 16 de junho de 2020

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Avijit Ghosh - Concurso Futuro Sem Verde (Índia) / UNCDD Photo 2018
O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é assinalado, anualmente, a 17 de junho.

Este dia foi instituído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995, visando chamar a atenção para este importante tema e sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação, em especial nos países que sofrem de secas severas e/ou desertificação, particularmente em África.
Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre este dia.
:



À medida que as populações aumentam, ganham riqueza e se urbanizam, aumenta a procura de terras para fornecer alimentação para as pessoas, para os animais e a produção de fibras para vestuário. Entretanto, a saúde e a produtividade das terras aráveis existentes vai diminuindo, agravadas pelas alterações climáticas. O resultado é que os solos estão em processo de degradação, prejudicando a produção, os ecossistemas e a biodiversidade. 

Para ser possível ter terras suficientemente produtivas para os 10 mil milhões de pessoas que se prevê habitarem na Terra até 2050, os estilos de vida precisam de mudar. Tendo em vista esta necessidade, o slogan deste dia em 2020 é "Comida. Alimentação. Fibras." com o objetivo de sensibilizar para a importância e as formas de reduzir a pegada de cada um de nós.

Para saberes mais sobre este tema, vê este vídeo. Clica AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário