terça-feira, 23 de junho de 2020

Dia Nacional das Comunidades Ciganas

Em Portugal, celebra-se na próxima quarta-feira, dia 24 de junho, o Dia Nacional das Comunidades Ciganas. Segundo dados de 2017, do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), há 37 mil pessoas ciganas em Portugal, o que representa cerca de 0,3% da população do país. 

A Rede Europeia Anti-Pobreza criou, em 2016, a campanha «Discriminação é falta de educação». Veja o vídeo:


Para assinalar o Dia Nacional das Comunidades Ciganas em 2017,  o Governo em associação com a Rede Europeia Anti-Pobreza lançou a Campanha “Todas as pessoas têm direito a ser o que quiserem”.


Veja os vídeos desta campanha da Rede Europeia Anti-Pobreza:



Veja agora o vídeo da campanha "PareSer: um passo em frente em prol da igualdade",  produzido pelo projeto do Programa Escolhas, Geração Tecla E6G, e promovida pela Delegação da Cruz Vermelha de Braga.




Conheça aqui a história de Priscilla (uma aluna cigana a estudar Direito), a história de sucesso da família Lourenço, uma família de Viseu, e a história de Alcina Faneca, que quer ser a primeira juíza portuguesa de etnia cigana.

Veja aqui um vídeo do Secretariado Gitano, em Espanha, sobre a definição de «cigano» que aparece no Dicionário (o mesmo acontece em Portugal…):



Conhece o grupo musical português «Ciganos D'Ouro»? Ora ouça uma das suas canções:



O que sabe sobre as comunidades ciganas em Portugal e sobre a sua cultura? Faça este QUIZ (Kahoot)  e verifique!

«A mais bela fogueira começa com pequenos ramos»- Provérbio cigano

Sem comentários:

Enviar um comentário