terça-feira, 9 de junho de 2020

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor da obra «Os Lusíadas».

O poeta Camões
O retrato de Camões por Fernão Gomes, em cópia de Luís de Resende. Este é considerado o mais autêntico retrato do poeta, cujo original, que se perdeu, foi pintado ainda em sua vida. 
Pensa-se que nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra entre 1524 e 1525. Estudou Humanidades, em Coimbra: a nossa Língua, Literatura e História.
Em 1549, partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros. Foi numa batalha que perdeu o seu olho direito e é por isso que o vemos retratado com uma pala.
Morreu a 10 de junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, «Os Lusíadas», com grande reconhecimento, nos dias de hoje, para a nossa história e cultura, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.


 Para saberes mais sobre este grande Poeta, podes ver os documentários da RTP:

Luís Vaz de Camões, o poeta da epopeia dos Descobrimentos


Vê este vídeo sobre a 1.ª edição de «Os Lusíadas». (Clica na imagem)



Agora, vê alguns excertos de «Os Lusíadas», numa Edição Monumental da obra, produzida no âmbito da comemoração do 4.º centenário (1972) da 1.ª edição.


Vê também este vídeo:
Uma maratona de leitura do poema épico de Camões, por António Fonseca, para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.


Cantar Camões
«Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades», soneto de Luís de Camões cantado por José Mário Branco.




Faz este Quiz (quizizz) sobre a vida e a obra deste grande poeta (disponível até ao dia 15 de junho).

Participa! Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário