segunda-feira, 13 de junho de 2022

Elos de escrita entre gerações- encontro com utentes da Confraria Santa Eulália e da ASSOPS

No contexto do projeto “Elos de escrita entre gerações”, os alunos das turmas do 8.º A e 8.º C, da Escola Básica Infante D. Henrique, deslocaram-se ao Lar da Confraria Santa Eulália, no dia 6 de junho, para um encontro com os utentes daquela instituição. No âmbito do mesmo projeto, os alunos das turmas do 7.º G e 7.º H, da Escola D. Luís de Loureiro, deslocaram-se à Associação de Passos de Silgueiros (ASSOPS), no dia 8 de junho, para conhecerem os utentes do Lar e do Centro de Dia. 

Este encontro foi o culminar do projeto que decorreu ao longo do ano letivo e que se concretizou através da troca de cartas personalizadas entre os alunos das turmas referidas e os utentes das instituições mencionadas, criando laços de afeto através das palavras.

Na deslocação à Confraria Santa Eulália, acompanharam os alunos as professoras de Português do 8.º A e 8.º C envolvidas no projeto, respetivamente, Ana Rodrigues e Sónia Silva, a Diretora de Turma do 8.º C, Sílvia Ferreira, a professora bibliotecária Isabel e o professor António Santos que preparou com os alunos um momento musical para partilhar com os utentes do Lar. Os alunos ofereceram flores a todos os utentes e foram presenteados com uma bonita canção entoada por um utente que agradeceu, desta forma, a todos os participantes deste encontro. 

Na deslocação à ASSOPS, acompanharam os alunos o professor de Português do 7.º G e do 7.º H, José Sousa, a professora de Geografia, Sílvia Ferreira, a professora bibliotecária Conceição e o professor António Agostinho (EMRC) que preparou com os alunos um repertório de canções tradicionais portuguesas para partilhar com os utentes do Lar e do Centro de Dia. Os utentes cantaram canções e ofereceram um belo poema a todos os alunos (partilhado abaixo).

O encontro possibilitou o conhecimento mútuo entre alunos e utentes, tendo sido, sem dúvida, um momento muito emotivo e marcante para todos os participantes. 

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos.

CONFRARIA SANTA EULÁLIA







ASSOPS



Sem comentários:

Enviar um comentário