quarta-feira, 15 de junho de 2022

aLeR+ a Física - 9.º ano

 

Na disciplina de Físico-Química, nas turmas 9.º G e H, em articulação com a biblioteca escolar, foi implementada a atividade "aLeR+ a Física", com o objetivo de promover a leitura de textos de caráter científico, relacionados com as temáticas de Física lecionadas no 9.º ano.

No primeiro período, os alunos leram o capítulo "Da queda dos graves à queda da lua", do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular “As forças e os movimentos”. Os alunos conheceram ainda a vida do poeta António Gedeão e o seu «Poema para Galileo», bem como a vida deste grande cientista, e realizaram também um quiz na ferramenta Kahoot sobre o capítulo lido. 

No segundo período, os alunos leramigualmente, o capítulo "Questões que metem muita água e também algum chumbo", também do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, a propósito da abordagem do conteúdo curricular "Forças e Fluídos".  Realizaram ainda um Kahoot sobre sobre este capítulo e os conteúdos lecionados no âmbito da temática "Forças e fluídos".

No terceiro período, alguns alunos selecionaram poemas de António Gedeão e elaboraram podcasts com os mesmos, em articulação com a biblioteca escolar.


Partilhamos aqui os podcasts.

«Amor sem tréguas», de António Gedeão


«Amor», de António Gedeão


«Carne viva», de António Gedeão


«Chuva na areia», de António Gedeão

«Lírio roxo», de António Gedeão

«Moinho sem velas», de António Gedeão


«Poema de um homem só», de António Gedeão


«Tudo é foi», de António Gedeão

Sem comentários:

Enviar um comentário