quarta-feira, 15 de junho de 2022

Encontrar o Outro nos livros - 8.º G e 8.º H e 9.º G e 9.º H


Os alunos do 8º G e 8.º H e 9.º G e 9.º H, no âmbito da atividade "Encontrar o Outro nos livros"(Projeto Ser+ Cidadão), realizada em articulação com EMRC, visualizaram várias notícias (AQUI e AQUI sobre a problemática dos refugiados e refletiram sobre a situação dramática que vivem estes seres humanos. 

Conheceram Afonso Cruz, escritor português, autor do conto «Déjeuner sur l'herbe com alguém a afogar-se», que faz parte do livro «Uma terra prometida: contos sobre refugiados».

Ouviram ainda esta reportagem e o apelo de Miguel Duarte e o testemunho de Matilde Salema,  uma jovem voluntária portuguesa que trabalhou num campo de refugiados na Grécia. Refletiram ainda sobre o perigo da «globalização da indiferença», como afirmou o Papa Francisco na mensagem que escreveu para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (20 de junho), em 2019. O Papa convida a prestar atenção ao estrangeiro que nos bate à porta. Que deixa a própria terra – por causa do terrorismo, da violência da guerra, de desumanas condições de vida – em busca de uma vida melhor.

A partir do cartaz da Plataforma de Apoio aos Refugiados e do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, pensaram na seguinte pergunta:

E nós, o que podemos fazer?


Foi-lhes proposto a elaboração de uma campanha de sensibilização para divulgação junto da comunidade educativa.  Partilhamos o resultado do trabalho das várias turmas:

8.º G




Campanha de sensibilização- 8.º G de Maria

8.º H

Campanha de sensibilização- 8.º H de Maria


9.º H
Campanha de sensibilização- refugiados- 9H de Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário