Os alunos do 8º G e 8.º H e 9.º G e 9.º H, no âmbito da atividade "Encontrar o Outro nos livros"(Projeto Ser+ Cidadão), realizada em articulação com EMRC, visualizaram várias notícias (AQUI e AQUI ) sobre a problemática dos refugiados e refletiram sobre a situação dramática que vivem estes seres humanos.
Conheceram Afonso Cruz, escritor português, autor do conto «Déjeuner sur l'herbe com alguém a afogar-se», que faz parte do livro «Uma terra prometida: contos sobre refugiados».
Ouviram ainda esta reportagem e o apelo de Miguel Duarte e o testemunho de Matilde Salema, uma jovem voluntária portuguesa que trabalhou num campo de refugiados na Grécia. Refletiram ainda sobre o perigo da «globalização da indiferença», como afirmou o Papa Francisco na mensagem que escreveu para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (20 de junho), em 2019. O Papa convida a prestar atenção ao estrangeiro que nos bate à porta. Que deixa a própria terra – por causa do terrorismo, da violência da guerra, de desumanas condições de vida – em busca de uma vida melhor.
A partir do cartaz da Plataforma de Apoio aos Refugiados e do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, pensaram na seguinte pergunta:
E nós, o que podemos fazer?
Foi-lhes proposto a elaboração de uma campanha de sensibilização para divulgação junto da comunidade educativa. Partilhamos o resultado do trabalho das várias turmas:
Campanha de sensibilização- 8.º G de Maria
Campanha de sensibilização- 8.º H de Maria
9.º H
Campanha de sensibilização- refugiados- 9H de Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário