quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Dia de S. Valentim - 1.º 2. º ciclo

Conheces a origem do Dia de São Valentim?

A história mais conhecida conta que, no séc. III, o imperador Cláudio II proibiu temporariamente a celebração dos casamentos para que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar, uma vez que queria formar um poderoso exército romano.

No entanto, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, às escondidas. Quando foi descoberto, foi preso e condenado à morte e, durante o período em que esteve preso, foi recebendo flores e bilhetes enviados por anónimos como demonstração de apoio e admiração pela pessoa que era.

Celebramos o Dia de São Valentim no dia 14 de fevereiro, porque foi o dia em que Valentim morreu. Este dia passou a ser conhecido como o Dia dos Namorados

Vê este vídeo...

 

AQUI o vídeo da RTP Ensina:


Sabias que, na tradição portuguesa, há uns lenços que se chamam «Lenços do Namorados»?


Sabes quem foi Cupido?

Cupido ou Amor era filho de Marte, deus da guerra, e de Vénus, deusa do amor. A sua tarefa principal era presidir a festins de prazer e divertimento.
Amou muito Psique, divindade grega jovem, de rara beleza, que também o amou intensamente e a quem Cupido prometeu felicidade eterna num palácio sumptuoso, mas com uma condição: Psique nunca poderia ver-lhe o rosto.
Mal aconselhada pelas irmãs, que tinham inveja dela, Psique foi vê-lo, quando ele dormia. Naquele momento ele acordou e fugiu, desaparecendo para sempre.
Cupido representa-se em figura de menino sempre nu, com asas, por vezes com uma venda nos olhos, com um arco e uma aljava cheia de setas ardentes.

Diverte-te com estes jogos:





Informação retirada de:

https://media.rtp.pt/zigzag/dia-sao-valentim/

https://www.infopedia.pt/$cupido-(mitologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário