sexta-feira, 20 de março de 2020

Projeto SOBE

Celebra-se, hoje, dia 20 de março, o "Dia Mundial da Saúde Oral" que é comemorado todos os anos nesta data. A celebração desta efeméride pretende evidenciar os benefícios de uma boca saudável e promover a sensibilização para as questões em torno da saúde oral e a importância de cuidar da higiene oral.

Neste 2.º período, as bibliotecas escolares do nosso agrupamento, no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares) e do subprojeto Escovar na Escola, que visam a adoção de boas práticas de saúde oral, promoveram uma Hora do Conto especial, com a dinamização da história «Kiko, o dentinho de leite» de Manuela Mota Ribeiro, nas escolas que recentemente entraram para o projeto, nomeadamente EB e jardins de Fail, Vila Chá de Sá, Repeses e Jugueiros (sala 1).  Foram distribuídos, igualmente, kits para a escovagem dos dentes às crianças e alunos cujos jardins de infância e escolas aderiram a este projeto neste ano letivo 2019-2020, mas também a crianças e alunos das escolas que fazem parte do mesmo desde 2018-2020 (EB1 e Jardins de Teivas, Oliveira de Barreiros, S, João de Lourosa, Paradinha, Loureiro de Silgueiros e Jardim de Passos). 

As crianças e os alunos ouviram atentamente a história e receberam com muito entusiasmo os kits para escovagem dos dentes, diariamente, em ambiente escolar.

Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo de Fail

Jardim de Infância de Repeses

Escola do 1.º Ciclo de Vila Chã de Sá








A ida das professoras bibliotecárias aos jardins de infância e escolas que não têm biblioteca permitiu, também, a concretização da atividade Biblioteca Itinerante «De mãos dadas com os livros».
As professoras bibliotecárias levaram ainda a todas as escolas do 1.º ciclo os pacotes de livros para leitura orientada na sala de aula (Plano Nacional de Leitura) e os livros para a atividade «aLeR+ ao colinho», que se realiza em articulação com as famílias, no pré-escolar.


Sem comentários:

Enviar um comentário