O Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, à proteção em situações de violência física ou psicológica, ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.
O tema deste ano é "As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19". Assim, destaca-se o papel das mulheres no combate de um dos maiores desafios atuais para a Humanidade.
A igualdade de género é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Dia Internacional da Mulher é assinalado desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta data, no âmbito do Ano Internacional da Mulher. Só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
Neste dia, aqui homenageamos cinco mulheres portuguesas marcantes da história de Lisboa: Severa, Natália Correia, Rainha Dona Estefânia, Carolina Beatriz Ângelo, Celeste dos Cravos.
Sem comentários:
Enviar um comentário