segunda-feira, 16 de julho de 2018

Projeto Ser+ Cidadão - Oficina «Artes do Mundo»


No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão (Celebrar a Diversidade Cultural), realizou-se ao longo do 3.º período, nas escolas do 1.º ciclo com alunos NPT, com periodicidade semanal, o clube de Artes: ”Por Terras de Moçambique”. O principal objetivo deste clube foi dialogar com diferentes culturas através de práticas expressivas. Este ano a temática rumou a terras de Moçambique.

Desenhar, pintar,  amassar, modelar e moldar, no dizer destes alunos, foi uma experiência feliz, pois faziam coisas criativas, aprendiam e era anti-stress. O “biscuit“, preparado antecipadamente, foi o material de eleição.

Das mãos dos pequenos artistas surgiram palmeiras, bananeiras, mamoeiros, embondeiros,… e assustadores animais da selva: leões, rinocerontes, elefantes, cobras, crocodilos... As práticas de oficina foram desenvolvidas em grupo e com metade da turma que alternava semanalmente.

No final do ano escolar os alunos puderam levar para casa alguns dos trabalhos que elaboraram, nos quais foi colocado um íman para fixá-los no frigorífico lá de casa ou no quadro de recados. Plantas e bicharada também animaram uma tela que serviu de mostra do Clube no “Dia do Agrupamento”.

Bem haja a todos os que tornaram tudo isto possível. 
























Sem comentários:

Enviar um comentário