terça-feira, 24 de julho de 2018

aLeR+ o Holocausto


No âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, iniciado nas turmas do 9.º ano aquando do evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto com a visualização de um documentário sobre a libertação dos campos de concentração, foram realizadas as seguintes atividades: 

Na Escola D. Luís de Loureiro, o projeto concretizou-se em articulação com as  disciplinas de Português, História, Geografia e EMRC. Os alunos visualizaram, no dia 27 de janeiro, na Biblioteca, na aula de História, o documentário «Os últimos dias», de Steven Spielberg e The Shoah Foundation que narra a história de cinco judeus húngaros sobreviventes e conheceram os diferentes recursos disponíveis nas bibliotecas do agrupamento sobre este trágico momento da História. Também na disciplina de História, os alunos realizaram trabalhos de investigação sobre portugueses que morreram nos campos de concentração com vista à elaboração de uma exposição. Na disciplina de Geografia, os alunos pesquisaram sobre genocídios do século XX, tendo sido construído, com recurso à ferramenta ThingLink, um mural com essas informações em diferentes suportes.


 Na disciplina de Português, os alunos leram ler livros (informativos e de ficção) sobre o Holocausto (da lista disponível AQUI) e apresentaram-nos na aula de Português. Na disciplina de  EMRC, visualizaram o filme «Irena Sendler». 

No Dia do Agrupamento, esteve patente na escola sede uma exposição destes trabalhos para toda a comunidade educativa. 





Na Escola Infante D. Henrique, os alunos do 9.º ano leram livros no âmbito desta temática para apresentar na aula de Português, no âmbito da leitura autónoma.

As atividades realizadas no âmbito deste projeto contribuíram para um conhecimento mais aprofundado da II Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário