segunda-feira, 7 de novembro de 2022

MIBE - Escola Básica de Jugueiros

Na Escola Básica de Jugueiros, partindo-se da temática do MIBE 2022, "LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS", explorou-se o tema da PAZ que foi trabalhado com os diversos grupos/turmas do pré-escolar e 1.º ciclo.

O tema do MIBE 2022 foi explorado em toda a escola, sendo que com os alunos mais novos e com as crianças do pré-escolar privilegiou-se, essencialmente, a temática da PAZ, como a construir e a conservar, de forma a que a nossa saúde mental e bem estar sejam assegurados. Para tal, foi lido o "Livro da Paz" de Todd Parr e exploraram-se as mensagens contidas no livro.





Nas restantes turmas, foi lido o texto "Guerra e Paz" de Alexandre Honrado e exploraram-se as causas e as consequências das guerras na vida das pessoas.

Elaboraram-se cartazes e desenvolveram-se campos lexicais para ampliação de vocabulário e escreveram-se frases motivacionais sobre a PAZ.

Nos 4.ºs anos, discutiu-se também a escassez dos cereais provocada pelo conflito armado entre os dois países europeus exportadores de cereais. Sensibilizaram-se os alunos para as dificuldades na circulação e abastecimento de cereais a países mais frágeis economicamente, o que tem contribuído para o aumento da fome em vários países africanos. 




























Sem comentários:

Enviar um comentário