segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Dia Mundial da Alimentação - Escola Básica de Jugueiros

Decorrente da temática do aumento da inflação nos produtos alimentares e do pão, atendendo à situação que se vive a nível mundial, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, na Escola Básica de Jugueiros, centrou-se no pão.

Com base no livro "Ciclo do Pão", de Cristina Quental e Mariana Magalhães, no dia 17 de outubro, observámos como se confecionava de forma tradicional o pão, desde o amassar até à sua cozedura.

Também visionámos documentários no Youtube sobre as fases do cultivo dos cereais e sua transformação até o pão chegar à nossa mesa.  





Como forma de promover uma alimentação saudável e mais biológica, as crianças do pré-escolar confecionaram compotas, nas suas salas, com os frutos de outono trazidos de casa, e partilharam-nas com os seus colegas mais velhos.

Todos os alunos comeram o seu pãozinho, ainda quentinho, barrado com as compotas dos pequenos cozinheiros: de maçã, abóbora, figo, curgete e marmelo.

 Foi um lanche muito apreciado!

















A exposição "Produtos do outono", que envolveu toda a comunidade educativa, esteve patente no átrio da escola e constou de produtos agrícolas da época: abóboras, frutos,  frutos secos, hortaliças, cenouras, curgetes, chuchu, batatas, beterraba roxa, nabos…

Ao mesmo tempo, estiveram expostos diversos tipos de cereais em grão, farinhas, fermento, diferentes tipos de pão e objetos tradicionais (maceira, peneira, saco de pão, cesto) utilizados para a confeção do mesmo.

Finalizando com chave de ouro e, com o objetivo de promover uma alimentação saudável e evitar o desperdício alimentar, foi confecionada uma sopa, com os produtos expostos e uma salada de fruta, degustadas pelos alunos no dia seguinte.










Sem comentários:

Enviar um comentário