quarta-feira, 16 de junho de 2021

aler+ a Física

Na disciplina de Físico-Química, nas turmas 9.º A, B, C,  D, G e H, em articulação com a biblioteca escolar, foi implementado o projeto "aLeR+ a Física", com o objetivo de promover a leitura de textos de caráter científico, relacionados com as temáticas de Física lecionadas no 9.º ano.

No primeiro período, os alunos leram o capítulo "Da queda dos graves à queda da lua", do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular “As forças e os movimentos”. Os alunos das turmas G e H conheceram ainda a vida do poeta António Gedeão e o seu «Poema para Galileo», bem como a vida deste grande cientista No final do primeiro período, realizaram também um quiz na ferramenta Kahoot sobre o capítulo lido. 

No segundo período, os alunos leram, igualmente, o capítulo "Questões que metem muita água e também algum chumbo", também do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, a propósito da abordagem do conteúdo curricular "Forças e Fluídos".  Realizaram ainda um Kahoot sobre sobre este capítulo e os conteúdos lecionados no âmbito da temática "Forças e fluídos".

Os alunos do 9.º G e H participaram ainda numa sessão sobre a importância das bibliotecas para o desenvolvimento do conhecimento e conheceram, de modo particular, a  Biblioteca de Alexandria e o seu papel essencial no progresso científico. 

No terceiro período, os alunos das turmas 9.º A, 9.º B e 9.º D participaram na elaboração de um mural digital com poemas alusivos a conteúdos da disciplina de Físico-Química.

Os alunos das turmas do 9.º G e 9.º H selecionaram poemas de António Gedeão e elaboraram podcasts com os mesmos, em articulação com a biblioteca escolar.

Criado com o Padlet


«A um ti que eu inventei», de António Gedeão

«Amador dem coisa amada», de António Gedeão

«Amador sem tréguas», de António Gedeão
«Amor», de António Gedeão
«Arma secreta», de António Gedeão
«Carne viva», de António Gedeão

«Estatística», de António Gedeão
«Forma de inocência», de António Gedeão
«Gota de água», de António Gedeão
«Homem», de António Gedeão
«Lição sobre a água», de António Gedeão
«Máquina de fogo», de António Gedeão
«Máquina do mundo», de António Gedeão
«Para além da trafaria», de António Gedeão
«A catedral de Burgos», de António Gedeão
«Reflexão total», de António Gedeão

Sem comentários:

Enviar um comentário