sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus- visitas virtuais a museus nacionais

Os museus virtuais são um espaço de mediação e de relação do património com os seus utilizadores. O seu objetivo é privilegiar a comunicação como forma de envolver e dar a conhecer o seu património. Sozinho ou acompanhado, escolha o seu museu preferido e desfrute destas visitas no conforto de sua casa. A era digital tornou tudo possível. 

Aproveite e conheça mais de Portugal!

Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out
Tem um acervo de aproximadamente seis mil peças, mas pouco mais de mil estão expostas ao público em permanência. O Museu Calouste Gulbenkian, cujas portas abriram em 1969, é um espaço museológico da fundação com o mesmo nome e é formado por dois circuitos independentes: um dedicado à Arte Oriental e Clássica e outro dedicado à Arte Europeia.

Museu Nacional do Azulejo
©Museu Nacional do Azulejo
O azulejo é a prova física do sentido prático dos portugueses que escolheram este material convencionalmente pobre para decorar espaços interiores e edifícios. No Museu, instalado no Convento da Madre de Deus, estão representados alguns dos mais significativos exemplares da azulejaria nacional, do século XV até aos nossos dias.


Museu Nacional dos Coches
©Museu Nacional dos Coches
É uma coleção única no mundo e respira melhor desde que em 2015 passou para um novo edifício na Avenida da Índia, a poucos metros do antigo Picadeiro Real, a primeira morada dos coches a partir de 1905, onde ainda existe um núcleo expositivo. Quase desde a sua fundação que se sentia a necessidade de um espaço maior, o que só aconteceu mais de 100 anos depois. O primeiro coche a entrar no novo museu foi o Landau do Regicídio, talvez o mais icónico da coleção composta por viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa, Igreja e coleções particulares.


Museu Nacional de Arte Antiga
© Lydia Evans / Time Out
É o museu português com mais tesouros nacionais e obras de referência. Entre pintura, escultura, desenho, ourivesaria, mobília, artes decorativas europeias, arte asiática e africana, o acervo do MNAA tem cerca de 40 mil items dos séculos XII a XIX, onde se destacam, por exemplo, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

©DGPC/ADF

Situado no convento de São Francisco da Cidade, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC) tem uma exposição permanente que atravessa a história da arte em Portugal, uma viagem desde 1850 até à atualidade. Há ainda uma cafeteria de paragem obrigatória: a Spleen.




Palácio Nacional da Ajuda

©Palácio Nacional da Ajuda

É monumento nacional desde 1910, destaca-se como a antiga habitação real e museu de artes decorativas, e também enquanto sede de outras instituições portuguesas ligadas à cultura e palco de cerimónias protocolares. 

Panteão Nacional

Fotografia: Ana Luzia
Antes de ser a morada final de ilustres portugueses, o Panteão começou por ser a Igreja de Santa Engrácia, um templo mandado construir em 1568 pela infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel I. As obras demoraram séculos a ficar concluídas e foi só nos anos 1960 que a cúpula assumiu a forma que hoje conhecemos, uma obra a cargo do engenheiro Edgar Cardoso, também responsável pela construção da Ponte da Arrábida, no Porto. O Panteão acabou por ser inaugurado em Agosto de 1966 e hoje abriga os cenotáfios (túmulos de corpo ausente) de personalidades ligadas aos Descobrimentos, como o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, e túmulos de escritores e presidentes da República



Museu Nacional de História Natural e da Ciência

@Museu Nacional de História Natural e da Ciência



Museu Coleção Berardo




©Museu Berardo



A coleção Berardo é uma viagem pelos principais movimentos artísticos dos séculos XX e XXI inicia-se com "Tête de Femme", uma pintura cubista de Pablo Picasso. Estende-se por cerca de 1000 obras de mais de 500 artistas com Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Francis Bacon, Andy Warhol, Sol LeWitt, Fernando Botero, Andreas Gursky entre muitos outros.


Museu Nacional do Traje

Cumprem-se quarenta anos sobre a sua abertura e o figurino mantém-se: exibe indumentária histórica e acessórios de traje, desde o séc. XVIII à actualidade, apresentados ao público através da exposição permanente e das exposições temporárias. O Museu do Traje está instalado no Palácio Angeja-Palmela e tem mesmo ao seu lado o Parque Botânico do Monteiro-mor.



Museu Nacional da Música
©DR
Abriu ao público em 1994 na estação de metro do Alto dos Moinhos.
Visita Virtual ao Museu Nacional da Música


Museu Nacional Grão Vasco


Fundado em 1915 por Francisco de Almeida Moreira, que dedicou grande parte da sua vida a reunir obras portuguesas, sobretudo representativas dos melhores pintores portugueses modernos e contemporâneos. A coleção principal do museu é constituída por um conjunto notável de pinturas da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o célebre Grão Vasco, e do seu colaborador principal, Gaspar Vaz. 
Museu Nacional da Arqueologia
©DR

Foi fundado em 1893 pelo Doutor José Leite de Vasconcelos e o seu acervo, alojado no Mosteiro dos Jerónimos, reúne as suas coleções iniciais, bem como as de Estácio da Veiga. A estas somaram-se muitas outras, casos das coleções de arqueologia da antiga Casa Real Portuguesa, ou das coleções de arqueologia do antigo Museu de Belas Artes. Outras aqui chegaram por doação ou legado de colecionadores e grande amigos do museu, como Bustorff Silva, Luís Bramão, e Samuel Levy. 

Museu do Fado
Torre de Belém
© Lydia Evans / Time Out

Considerado um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, a Torre de Belém começou por ser uma estrutura de defesa da barra do Tejo e é, atualmente, um ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I. Classificada em 1983, como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi eleita em 2007, uma das Sete Maravilhas de Portugal.


Informação retirada de https://www.timeout.pt/lisboa/pt/coisas-para-fazer/visitas-aos-museus-de-lisboa-dentro-de-casa e 
https://lisboasecreta.co/25-museus-virtuais-visitar-sofa/

Sem comentários:

Enviar um comentário