sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus - Visitas virtuais a museus de todo o mundo





O Dia Internacional dos Museus é uma efeméride de grande tradição para o mundo dos museus, tendo a sua celebração tido início em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus.

Com o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão", o Dia Internacional dos Museus 2020 pretende lembrar que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.

Aqui sugerimos uma visita virtual a alguns dos museus mais importantes do mundo.


Museu Solomon R. Guggenheim, Nova Iorque
© Jean-Christophe BENOIST 


Milhares de pessoas visitam o "Gugg" todos os dias apenas para explorar o edifício, projetado por Frank Lloyd Wright.  Visite a página inicial para um banco de dados completo de toda a coleção.
Visita virtual ao Museu Solomon R. Guggenheim   



Rijksmuseum, Amsterdão
© Markus Würfel 
Na Holanda, o Rijksmuseum é um oásis de arte clássica holandesa, artefactos asiáticos e prata e porcelana do século XVII. 

Visita virtual ao Museu Rijksmuseum


Museu Britânico, Londres
© Adam
O Museu Britânico, fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem. Aqui pode descobrir dois milhões de anos de história e cultura humanas. A sua coleção é composta por cerca de oito milhões de objetos e inclui objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas de Parthenon e múmias Egípcias.


Museu do Louvre, Paris
© Benh
O Museu do Louvre é um museu universal criado em 1793. É o maior museu de arte do mundo e está localizado no Palácio do Louvre, em Paris. As suas coleções, entre as melhores do mundo, abrangem vários milhares de anos e um território que se estende da América até à Ásia. As coleções estão divididas em 8 departamentos e apresentam obras admiradas em todo o mundo, incluindo a Mona Lisa e a Vénus de Milo.
Visita virtual ao Museu do Louvre
                                    
              Museu d'Orsay, Paris
© Daniel Vorndran 
Este museu tem a maior coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas do mundo, e poderá percorrer entre algumas das melhores, graças às galerias interativas dos trabalhos de Van Gogh, Cézanne, Degas e muito mais.
Visita virtual ao Museu d'Orsay


Museu do Prado, Madrid
https://images.app.goo.gl/RSQSq12or3MRyxpk8
 Situado no coração de Madrid, é o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes no mundo, com um acervo de valor incalculável, que reúne vários milhares de peças, com destaque para a pintura e a escultura, e onde sobressaem nomes como El Bosco, Tiziano, El Greco, Rubens, Rafael, Velázquez ou Goya (alguns deles representados por mais de uma centena de obras).


Museu Picasso, Barcelona
https://images.app.goo.gl/J3SYc2fW4RoMCTTz6
Além de um vasto catálogo online das melhores obras de Pablo Picasso, este templo em sua honra oferece ainda uma tour de 360 ​​graus por algumas das obras de arquitetura medievais mais bem preservadas de Barcelona. Quando acabar de vasculhar o museu virtual de uma ponta à outra, espreite a hashtag do Twitter #MuseuPicassoVirtual para intervalar o feed de notícias com doses diárias de arte.



Museu Nacional de História Natural, Washington
© Quadell
O National Museum of Natural History é um museu de História Natural fundado em 1910, em Washington. A coleção do museu é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.
No museu trabalham cerca de 185 profissionais especialistas em história natural, sendo o maior grupo de cientistas dedicado ao estudo natural e cultural do mundo.
© Lalupa
Os Museus do Vaticano são dos museus mais importantes do mundo. Vários edifícios diferentes, que estão interligados, reúnem uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo, pertencente à Igreja Católica. São testemunho das aspirações artísticas e espirituais da Humanidade e da busca da beleza suprema que encontra a sua realização em Deus. A capela Sistina é um dos pontos que mais interesse suscita.

Galeria Uffizi, Florença
https://images.app.goo.gl/sDREHLaywcCxhh3XA
Este museu é um dos mais famosos do mundo, pelas suas coleções de esculturas e pinturas. Situa-se em Florença num edifício renascentista em forma de U, que foi criado para sediar magistrados e escritórios judiciários. Daí a origem do seu nome, Uffizi, que em italiano significa escritórios. As coleções de pintura incluem obras de arte de autores tais como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio. Igualmente interessante é a incrível coleção de estátuas e bustos da antiguidade da família Medici.



Museu Hermitage do Estado, S. Petersburgo
© A. Savin
O Museu Hermitage do Estado é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. A maior parte da sua coleção está alojada do Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares Romanov. Com mais de 3 milhões de obras de arte, a sua coleção inclui pinturas, obras gráficas, esculturas, artefatos arqueológicos e objetos de numismática. Pode conhecer obras de vários períodos tais como antiguidades egípcias, formas de arte pré-histórica, obras de arte de origem europeia e, obviamente, russa.



 Teatro-Museo Dalí, Espanha
© Erin Silversmith
Teatro-Museu Dalí é um museu dedicado a Salvador Dalí e localiza-se na sua cidade natal, Figueres, em Espanha. Inaugurado em 1974, foi concebido e desenhado pelo próprio artista, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para o seu mundo único e cativante.


Sem comentários:

Enviar um comentário