segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Semana dos Direitos das Crianças na Escola Básica de Jugueiros

Integrado na comemoração da Semana dos Direitos das Crianças, a Escola Básica de Jugueiros comemorou, no dia 20 de novembro, o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, alertando e sensibilizando para os direitos das crianças de todo o mundo.
Este ano, lembra-se um duplo aniversário, uma vez que festejamos a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Respondendo a um apelo da UNICEF, desenvolveu-se um conjunto de iniciativas que deram voz às crianças, em que estas refletiram sobre os seus direitos e expressaram o seu apoio aos milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas. Como tal, os alunos visualizaram os vídeos lançados pela UNICEF e fizeram uma reflexão sobre o tema, culminando com a apresentação de trabalhos ao nível da expressão plástica e do português, os quais foram expostos na entrada principal da escola.






Neste mesmo dia, comemorou-se o Dia Nacional do Pijama, um dia educativo e solidário, feito por crianças que ajudam outras crianças. Foi então que, partindo desta iniciativa, as nossas crianças do Pré-escolar vieram vestidas de pijama e relembraram o direito de todas a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.
Foi um “dia em cheio” em que as crianças refletiram sobre assuntos sérios, através da realização de atividades educativas e muito divertidas, lembrando que todas as crianças têm o direito de serem ouvidas, de participar e desempenhar um papel ativo na sua sociedade.

















Sem comentários:

Enviar um comentário