segunda-feira, 26 de março de 2018

Semana da Leitura na EB de Jugueiros


A Semana da Leitura decorreu entre os dias 19 e 23 de março, com a particularidade de englobar datas importantes, geralmente celebradas nas escolas: o Dia do Pai, o Dia da Árvore e o Dia da Poesia e o Dia da Água. 

Propusemo-nos, então, conciliar de forma harmoniosa as referidas datas, com diversas atividades: decorámos o átrio com uma árvore, que os alunos encheram com frases em quartos de folhas A4 e poesias, plantas evocando a primavera, um dispositivo com água a correr para assinalar o Dia da Água, com poesias coladas na parede, e a divulgação de alguns livros cuja temática é a árvore ou a floresta. A obra escolhida para dinamizarmos na biblioteca, a todos os alunos, foi o livro de Carles Cano, autor, e Carlos Ortin, ilustrador, “A Árvore das folhas A4”, obra esta que foi explorada através da projeção das imagens em powerpoint, uma vez que a riqueza da ilustração completa a história narrada, com nova informações.

        





Pedimos a colaboração dos Encarregados de Educação dos alunos para formarmos a Manta da Leitura, solicitando que cada um que viesse ler uma história, deixasse a fotocópia do livro para colarmos num espaço adequado para o efeito, de forma a podermos formar um painel de livros. 

Os Encarregados de Educação aderiram em grande número à ideia e foi muito interessante ver como os alunos iam pesquisar o livro lido pelo seu familiar e os livros que já conheciam e estavam expostos no painel/manta. Para além disto, esta atividade permitiu ainda a divulgação de obras de outros escritores.









No dia 21 de março, Dia da Árvore e da Poesia aliámos as duas datas. Divulgámos nomes de poetas portugueses pelas escadas que dão acesso à escola e, com a colaboração da Associação de Pais e das colegas das AECs, tivemos momentos de prazer com a leitura de poesias de Jorge Sousa Braga, como “As Árvores e os Livros”, de Veiga Simões (“A Oração da Árvore”) e  de Luísa Ducla Soares, ao som de uma viola. À tarde, as colegas das AECs leram um extrato da obra “A Floresta”, de Sophia de Mello Andresen, momentos de leitura realizados no átrio, por baixo da árvore que aí construímos. 








O dia 22 foi o momento da diversão para toda a escola, com a leitura de “Mais Lengalengas” de Luísa Ducla Soares, dinamizadas também com a viola pelas colegas das AECs. Finalmente, tivemos a colaboração do escritor viseense, José Rodrigues e encerrámos a Semana com um momento educativo. De uma forma clara e lúdica, realizou algumas atividades que sensibilizaram e explicaram aos alunos o conceito de Poupança.








Sem comentários:

Enviar um comentário