sexta-feira, 9 de março de 2018

Atividades na Biblioteca de Jugueiros


Durante o mês de fevereiro, na Biblioteca da Escola EB de Jugueiros foram dinamizadas as seguintes atividades para as crianças das quatro salas do Jardim de Infância e para os alunos do 1º ciclo:

  1. Hora de Conto – apresentação da história “O Palhaço Tristoleto” da autora Lourdes Custódio;
  2. Leitura e dinamização das lengalengas “As chaves da cidade de Roma” Alice Vieira, extraído do livro "Eu bem vi nascer o sol" e “Dez meninos” da obra Versos quase Matemáticos, do autor João Pedro Mésseder. Este poema foi também dinamizado no primeiro ano, assim como a história de Luísa Ducla Soares, "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas". 
  3. Na Biblioteca, foi realizada a leitura de poemas do livro "Anjos de Pijama", de Matilde Rosa Araújo; a exploração da história dos livros "O Sonho de Mariana" de António Mota, em articulação com o estudo do meio (2º ano), e "O Caçador de Palavras" de José Jorge Letria com o 3º ano. Com esta obra os alunos, pesquisaram a biografia e outros títulos do autor, consolidaram conhecimentos gramaticais e ampliaram o seu conhecimento lexical, posto que é um livro que direciona os alunos para a pesquisa de vocabulário menos conhecido.
  4. Na turma B do primeiro ano, dinamizou-se a obra de João Pedro Mésseder, "Palavra que voa", uma atividade mais interativa com os alunos a escolherem a palavra voadora, de um conjunto de palavras que voavam pela sala de aula. Foram escolhidas palavras relacionadas com valores cívicos que foram posteriormente lidos com os alunos, explicando-se-lhes o seu significado.  
  5. No pré-escolar, dinamizaram-se algumas atividades de consciência fonológica. 

A par destas atividades têm-se construído materiais pedagógicos, preparando a Semana do Brasil, inserida no Projeto Ser+ Cidadão: «Celebrar a Diversidade Cultural». 








Sem comentários:

Enviar um comentário