terça-feira, 11 de julho de 2017

«O gato e o urso selvagem», na biblioteca da EB1 de S. João de Lourosa

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

Na biblioteca de S. João de Lourosa, os alunos ouviram a história «O urso e o gato selvagem», de Kazumi Yumoto  e Komako Sakai (Editora Bruáa). Este livro fala-nos da morte de um amigo e de como a vida nos oferece, depois da tristeza, novas amizades e novas alegrias.

Foi muito importante para os alunos a leitura desta história, após a dolorosa perda que sofremos em março, aquando do trágico acidente que nos levou a nossa querida Marta.

É em sua memória, lembrando esta alegre e simpática menina que tanto gostava de histórias, que deixamos aqui este apontamento, partilhando alguns dos comentários e desenhos realizados pelos seus amigos, após a leitura de «O urso e o gato selvagem».

«Eu gostei muito desta história. Este livro fala-nos de coisas felizes e infelizes. Gostei da forma como como o urso encarou a morte do seu amigo passarinho. Sempre que o urso se sente mal, relembra-se do passarinho e das memórias. Recomendo o livro a alguém que tenha perdido uma pessoa importante na sua vida, porque pode ajudá-la muito.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Esta história é muito bonita pela relação que o urso tinha com o passarinho. Ele ficou triste, mas agarrou-se às recordações que tinha do amigo.»

«Esta história diz-nos uma coisa importante: quando um amigo falece, nós não podemos ficar sempre tristes, devemos começar de novo e, sempre que lembrarmos o amigo, devemos lembrar as coisas boas. É uma lição a aprendermos ao longo da vida e vocês irão notar mais cedo ou mais tarde.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Eu gostei desta história, porque o passarinho morreu, mas o urso continua a ser amigo dele. A parte em que o passarinho morreu foi muito triste, mas gostei da caixa que o urso fez para ele. O passarinho vai ficar para sempre no coração do urso.»


« Eu senti, ao ouvir esta história, tristeza, mas ao mesmo tempo felicidade. A história é muito bonita e eu acho que fala sobre uma amizade que dura para sempre. O urso encontrou novos amigos e eles foram a muitos países tocar músicas extraordinárias, mas o urso nunca mais se esqueceu do seu amigo passarinho.»

«Eu gostei muito desta história, porque é uma história lindíssima. Eu senti pena do passarinho, mas depois comecei a sentir-me feliz, porque ele perdeu um amigo, mas ganhou outro. O passarinho anda sempre com ele no seu grande coração de urso.»











Sem comentários:

Enviar um comentário