quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

   CIÊNCIA

NA BIBLIOTECA

                                                      
            Vulcões!



 




 Vulcão da Ilha do Fogo, Cabo Verde

Os vulcões são manifestações da dinâmica interna do nosso planeta e já o acompanham desde a sua formação, há 4500 M.a., renovando a sua atmosfera e marcando episódios de extinção massiva de seres vivos. A mitologia romana depressa encontrou uma explicação para este fenómeno, um colérico deus do fogo- Vulcano… Segundo a lenda, Vulcano vivia na ilha de Vulcano, dentro de uma montanha ardente, e era ferreiro dos deuses. A sua atividade frenética produzia fumo, fogo e ruídos que assustavam aqueles que dela se aproximavam.
A Vulcanologia, área da Geologia que se dedica ao estudo dos vulcões, tem explicações menos fantasiosas e que podes encontrar também na Biblioteca da escola. 

Para aguçar a tua curiosidade, deixamos-te uma sugestão:
Beaumont, Émilie (2004). Os Vulcões. Edições Fleurus.


                      
                      Disjunção prismática basáltica- Ribeira de Maloás, Ilha de Sta. Maria, Açores

Um vulcão em particular tem dado que falar no último mês, o vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Não é o único! Pelo mundo, muitos vulcões marcam a paisagem e determinam a vida das populações que, embora os receiem, encontram nas suas proximidades riquezas diversas.
O Arquipélago dos Açores, graças à sua localização num ponto triplo de junção de três placas tectónicas, é o nosso observatório português de vulcões.

Para saberes um pouco mais acerca da atividade vulcânica nesta região ao longo do tempo consulta a página web do SIARAM, da responsabilidade da Direção Regional do Ambiente do Governo dos Açores: http://siaram.azores.gov.pt/vulcanismo/_intro.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário