Celebra-se amanhã o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta data é comemorada, desde 1995 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
A comemoração desta data tem como objetivo encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.
Presta-se também homenagem nesta data à obra de grandes escritores que faleceram nesta altura do ano, em 1616, como é o caso de Shakespeare, Cervantes e Inca Garciaso de la Vega.
No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.
"Ler é Ser Livre" é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril.
A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024.
As bibliotecas do agrupamento associam-se a esta iniciativa promovendo, junto de toda a comunidade educativa, a celebração do ato de ler como um ato de liberdade, através da leitura do texto «Ler devia ser proibido», da escritora, filósofa, historiadora e professora Universitária Guiomar de Grammont.
Leia o texto AQUI.
Fontes:
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor
http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/Dia-Mundial-do-Livro-2025.aspx
PRADO, J.; CONDINI, P. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 71-73.
Sem comentários:
Enviar um comentário