domingo, 24 de março de 2024

Semana da Leitura - "Árvores com História"

Inserida nas atividades da Semana da Leitura, as bibliotecas escolares celebraram o "Dia Mundial da Poesia" que é simultaneamente o "Dia Mundial da Árvore e da Floresta".

As atividades foram desenvolvidas conjuntamente com o projeto Eco-Escolas, os docentes das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, História, PIC e EVT.

Na aula de Português, os alunos leram e analisaram poemas sobre o 25 de Abril e a Liberdade, a partir de uma compilação de poemas de diferentes autores sobre a temática, disponibilizada pelas bibliotecas escolares.

Nas disciplinas de HGP, História e PIC, os alunos selecionaram um conjunto de personalidades, episódios, símbolos, palavras de ordem representativas do 25 de Abril.

Recorrendo a folhas de jornais e revistas, cartões, tecidos, CD, embalagens TetraPack e outros materiais reciclados, os alunos construíram símbolos alusivos ao 25 de Abril (cravo vermelho, andorinha, pomba branca, …), e nesses símbolos integraram uma personalidade, uma palavra de ordem ou um episódio alusivo à Revolução de Abril.

Os símbolos foram expostos na árvore (magnólia) que se encontra junto à entrada principal da EBIDH.

A magnólia decorada pelos alunos foi batizada, neste dia, "Dia Mundial da Poesia" e "Dia Mundial da Árvore e da Floresta", com o nome da grande poetisa portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen.















Sem comentários:

Enviar um comentário