quarta-feira, 20 de abril de 2022

Semana da Leitura - Celebrar Saramago!


As bibliotecas do agrupamento homenagearam Saramago, através da realização de uma exposição sobre a sua vida e obra, elaboração de uma de montra de livros do autor, uma exposição de caricaturas e criação e oferta de marcadores de livros com citações das obras do escritor.




                                                                                   






Ao longo da Semana da Leitura, os alunos do 2.º ciclo leram e abordaram as obras «O lagarto» e «A maior flor do Mundo», tendo explorado diversos materiais sobre José Saramago e as obras lidas. Os alunos do 3.º ciclo leram excertos do livro «O conto da ilha desconhecida» e visualizaram partes do documentário «José e Pilar».

Os alunos declamaram, ainda, poemas de José Saramago e gravaram podcasts com poemas das obras «Os poemas possíveis» e «Provavelmente alegria» que foram partilhados num mural digital - AQUI.

Turma - 5.º C

(Clicar na imagem para aceder ao Genially)




Exploração da obra «A maior flor do mundo» com a colaboração da Encarregada de Educação da aluna Madalena - Turma 5.º C.

Os alunos do 6.º A participaram na iniciativa "Saramago na Escola – Contar por Imagens", uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional Leitura. A participação dos alunos incidiu sobre a obra «A maior flor do mundo» e o suporte utilizado foi o vídeo. 



Para além das atividades já divulgadas no blogue, os alunos do 2.º e 3.º ciclos elaboraram, ainda, marcadores de livros.







Jornalista foi também e

Obras diversas escreveu…

Serralheiro mecânico chegou a ser…

É o escritor português mais galardoado de sempre!

 

Sucesso internacional teve…

Autodidata foi!

Romancista célebre e

Autor poético também…

Morreu em junho de 2010.

Autor dramático também foi…

Ganhou o Nobel da Literatura

Oriundo da Golegã é!

                                       Acróstico realizado pelo 6.º + (E+F)


Sem comentários:

Enviar um comentário