Imagem: Retratos de judeus assassinados em Auschwitz-Birkenau, na Polónia
(dhttps://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto)
As bibliotecas escolares evocam hoje a memória das vítimas do Holocausto. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado anualmente no dia 27 de janeiro, no aniversário da libertação, em 1945, do Campo de Concentração e Extermínio Nazi de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.
Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.
O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de milhões de pessoas pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.
O tema que marca as iniciativas deste ano é «Memória, Dignidade e Justiça». Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre o mesmo é um imperativo global para a terceira década do século. O ato de relembrar traz dignidade e justiça para aqueles que os perpetradores quiseram apagar da História.
Para assinalar os 77 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, a UNESCO organizará um conjunto de eventos: uma cerimónia de evocação (dia 27 de janeiro, às 19h) e a exibição virtual «Gerações: retratos de sobreviventes do Holocausto» (dia 27 de janeiro, às 18h).
Ao longo da semana, em articulação com o grupo de História, os alunos do 3.º ciclo terão oportunidade de visualizar algumas reportagens sobre esta temática. Damos, assim, início ao projeto aLeR+ o Holocausto , edição deste ano letivo, que envolve as turmas do 9.º ano, em articulação com Português, História, EMRC e Geografia.
No silêncio de Auschwitz (RTP Ensina)
Visita a Auschwitz
Porque não podemos esquecer...
Sem comentários:
Enviar um comentário