Celebra-se hoje, dia 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro de 2019, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.
A UNESCO escolheu para a efeméride a data em que há uma década se celebrava o dia da língua portuguesa e da cultura da CPLP. O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.
Veja aqui a da campanha criada pela DDB Lisboa para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em resposta ao desafio lançado pelo embaixador de Portugal na UNESCO, Sampaio da Nóvoa.
Promovida pela UNESCO, CPLP e Instituto Camões, a campanha subordinada ao tema «Uma língua, tanto para unir», sublinha a “importância da língua portuguesa para manter unidos e em contacto mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo, mesmo quando a distância social e a ausência de ligações se impõem”, explorando a ideia de que, “na sua riqueza e pluralidade, a língua portuguesa não só não conhece barreiras como faz as pontes que permitem criar a quinta maior comunidade linguística do mundo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário