Celebra-se hoje o Dia Internacional do Cigano. Instituído em 1971, este dia surge como oportunidade de conhecimento da história e da cultura ciganas, bem como de reflexão sobre a questão, tão urgente, da não discriminação e da inclusão destes portugueses na sociedade.
As bibliotecas aliaram-se às atividades promovidas pelo projeto «A Escola e a Diversidade Cultural» e realizaram uma pequena exposição sobre ciganos famosos em áreas tão diversificadas como a pintura, a escultura, a literatura, a dança, o estilismo e o desporto.
Na Escola D. Luís de Loureiro, os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre História e Cultura Ciganas, dinamizada pela professora bibliotecária, e, em articulação com a disciplina de EMRC, promoveu-se a reflexão e o debate a partir da visualização da curta metragem «Rhoma Acans», da realizadora premiada de origem cigana, Leonor Teles.
Partilhamos aqui o trailer. O filme está disponível nas Bibliotecas do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro para todos os interessados.
Sem comentários:
Enviar um comentário