quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Visita cultural com alunos e famílias de nacionalidade estrangeira



No passado dia 24 de novembro, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique realizou uma visita cultural com alunos e famílias de nacionalidade estrangeira. Este evento integra-se nas atividades do projeto Ser+ Cidadão - A Escola e a Diversidade Cultural que conta com o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.
Participaram nesta visita cerca de meia centena de alunos NPT e seus familiares, bem como professores e elementos da direção do Agrupamento. Após a visita ao Museu do Quartzo e ao Museu de Várzea de Calde, os participantes tiveram oportunidade de degustar um lanche típico regional servido pela Associação de Várzea de Calde enquanto participavam numa mostra de cantares sobre o ciclo do linho, da responsabilidade do Grupo Etnográfico daquela localidade.
Esta atividade pretendeu dar a conhecer aos alunos e famílias aspetos culturais da região de Viseu, visando a integração destes cidadãos oriundos sobretudo do Brasil, Venezuela, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola e Ucrânia.
O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique que faz parte, desde o primeiro momento, da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), tem vindo a promover diversas iniciativas que visam a valorização e o conhecimento das diferentes culturas bem como a promoção do diálogo intercultural.
O Programa REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural -,  é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AKF) e visa promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as crianças e jovens da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas.








Imagens disponíveis em https://visitviseu.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário