segunda-feira, 4 de junho de 2018

Atividades de promoção da leitura na Biblioteca de Jugueiros


Durante o mês de maio, na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, foram dinamizadas algumas atividades para as crianças do Pré-escolar e alunos do 1.º ciclo.
Antevendo a vinda de João Pedro Mésseder, foram explorados não só na Biblioteca mas também em sala de aula, poemas e histórias do escritor e foram elaborados trabalhos diversos sobre as obras do autor. Estes trabalhos, muito apreciados pelo autor aquando da sua visita, foram expostos no átrio e paredes dos corredores da escola. Na receção ao escritor foi apresentado o poema “Palavra que voa” pela turma do 4.º A, poema que foi explorado com estratégias diversificadas em várias salas e turmas.








Através de teatro de fantoches, foram elaborados materiais pedagógicos e foi apresentada a história “A nuvem e o caracol” do escritor António Torrado aos quatro grupos das crianças do Pré-escolar e às turmas do 1.º A e B; por sua vez, um grupo de alunos que frequentou a biblioteca em horário após o almoço apresentou a história a outros alunos.



Também foi explorada, na biblioteca, o conto de Charles Perrault “O Barba-Azul” ao 3.º A e ainda “O incrível rapaz que comia livros” do autor Oliver Jeffers. Foram preparados materiais pedagógicos alusivos às obras/contos apresentados e foi lida e analisada a obra “Queridos Livros” de Ana Faria. Como livro álbum, esta história foi muito apreciada, uma vez que remete para as personagens de outras histórias e para a importância da existência de vilões e personagens malvadas nas peripécias do desenvolvimento das narrativas. Sendo um livro recomendado para o 4.º ano, para leitura autónoma, foi compreendido na sua dimensão textual e paratextual pelos alunos das turmas do 3.º ano.
Foi, igualmente, prestado apoio na orientação e organização de trabalhos de pesquisa aos alunos do 4.º A.


Sem comentários:

Enviar um comentário