segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento



O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento comemora-se a 21 de maio, representando uma oportunidade para se cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro e o diálogo intercultural.

Pode ler AQUI na íntegra a Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO Audrey Azoulay, que salienta que:


«A diversidade cultural dá à nossa vida a sua riqueza, a sua cor e o seu dinamismo. Constitui uma abertura cognitiva e intelectual e uma força motriz para o desenvolvimento social e o crescimento económico.
É claro que a diversidade cultural não é em si um fator de paz e de progresso. Requer uma aprendizagem - aprendizagem sobre a alteridade, a capacidade de mudar o enfoque para longe de si mesmo, de dialogar e de reconhecer o valor escondido em cada cultura.

Este Dia Mundial destina-se especificamente a promover a sensibilização para estas questões. Convida-nos a ir além do reconhecimento da diversidade e a reconhecer os benefícios do pluralismo cultural, considerado como um princípio ético e político de igual respeito pelas identidades culturais e tradições.»
Pode também ler a Declaração Universal sobre a Diversidade CulturaAQUIA Declaração Universal sobre a  Diversidade Cultural foi aprovada após os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001. Nessa 31.ª reunião da Conferência Geral da UNESCO, o primeiro grande encontro de nível governamental depois daqueles terríveis eventos, os Estados reafirmaram a convicção de que o diálogo intercultural é a melhor garantia para a paz. Em  dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução 57/249, instituiu esta celebração a 21 de maio.

Ao longo da semana que hoje se inicia, realizaremos várias atividades promotoras do conhecimento de culturas presentes no nosso agrupamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário