segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Atividades de promoção da leitura na Biblioteca de Jugueiros

Durante o mês de janeiro, na Biblioteca da EB de Jugueiros, foram dinamizadas diversas atividades, entre as quais, a Hora de Conto com a  apresentação da história «O segredo do sol e da lua» de Manuela Micaelo e Graça Breia, em DVD, às crianças das quatro salas do Jardim de Infância.

 No primeiro ciclo, no 4.º ano, houve a leitura de obras das metas: «O Gigante Egoísta» de Oscar Wilde e «As três abóboras», texto dramático de António Torrado. 









Foi dinamizada, ainda, em várias turmas, a leitura dos contos de José Fanha «O espirro que espirrava sozinho» e «A noite em que a noite não chegou». Com o primeiro conto dinamizaram-se algumas atividades, com grupos do Jardim de Infância e do primeiro ano, atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento da consciência de sons nas palavras. Estas atividades realizadas  em articulação com a programação das docentes do primeiro ano pretenderam o estudo do fonema [r], e com os grupos do pré-escolar a descoberta dos sons, sílabas que formam as palavras e a localização dos sons em estudo nas sílabas.

Com o conto «A noite em que a noite não chegou» de José Fanha pretendeu-se concluir, de forma lúdica, os temas do espaço e sistema solar, lecionados nas turmas e salas do Jardim de Infância.

 A par destas atividades, divulgámos o livro de José Jorge Letria, «Ler, doce ler», divulgando, expondo e ilustrando poesias do mesmo. 









Pretendemos, igualmente, promover a leitura junto dos Encarregados de Educação e, para tal, montámos a nossa árvore de inverno com neve e livros, selecionados por nós, e de acordo com o tema inverno. Os momentos de espera no átrio ficaram mais aprazíveis para alguns pais, que se sentaram e leram as histórias, enquanto esperavam pelos seus educandos.




 Além destas atividades, iniciámos a temática do desfile de Carnaval que incidirá sobre as personagens da obra “As aventuras do Pinóquio” de Carlo Collodi.

Sem comentários:

Enviar um comentário