quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"O Cuquedo" recriado na Escola Básica de Jugueiros

A biblioteca da EB1/Jardim de Infância de Jugueiros está a desenvolver um projeto que tem como objetivos envolver todos os professores da AAAF, pretendendo-se através do yoga, da música, da dança, da expressão dramática e expressão motora desenvolver atividades diversas que contribuam para a educação global das crianças, nomeadamente e sobretudo no que diz respeito às suas competências leitoras.

Assim, e tendo em conta que estudos realizados comprovam que o yoga para crianças é uma prática que  desenvolve competências importantes, aumentando a autoestima, o autocontrolo e a capacidade de concentração das crianças e contribuindo para a diminuição de problemas de disciplina e aumento do respeito pelos colegas, pretendeu-se utilizar esta prática e associá-la à leitura.

Nesse sentido, este mês, a convite da educadora Arlete, na Escola Básica de Jugueiros, a professora Andreia Borralho dinamizou, através de uma aula de yoga, a história “O Cuquedo” de Clara Cunha, atividade dirigida às crianças do Jardim de Infância e às turmas do 1.ºA e 1.ºB. Esta atividade demonstrou como existem muitas formas de motivar as crianças para a leitura.
As crianças participaram com grande entusiasmo em todas as atividades propostas. Recontaram a história, identificaram os personagens, reproduziram todos os movimentos, a lengalenga, o nome e o que diziam os animais, a canção, os instrumentos utilizados … 






Sem comentários:

Enviar um comentário