sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

CIÊNCIA NA BIBLIOTECA

                                          5 de junho - Dia Mundial do Ambiente

Comemorado desde o dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.
Esta efeméride assume-se como forma privilegiada das Nações Unidas promoverem a consciencialização mundial para as questões ambientais. Há 42 anos, este foi o primeiro grande passo para que em todo o mundo se passasse a ter uma maior atenção e preocupação com o Ambiente.

Este ano, o tema escolhido para assinalar a efeméride é "Sete Mil Milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!" e visa realçar os impactos das atividades económicas e dos padrões de consumo sobre o Ambiente.
O bem-estar da humanidade, o ambiente e o funcionamento da economia, dependem em última análise, da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. A população humana consome mais recursos naturais do que aqueles que o planeta pode fornecer de modo sustentável. Muitos dos ecossistemas da Terra estão a aproximar-se do ponto crítico de colapso e do esgotamento irreversíveis, empurrados pelo crescimento elevado da população e desenvolvimento económico desproporcional e desmesurado.

Em 2050, se os atuais padrões de consumo e produção permanecerem os mesmos, e com uma população crescente que deve chegar a 9,6 biliões, serão necessários três planetas para sustentar o nosso modo de vida e de consumo. Consumir de forma responsável significa viver dentro dos limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os nossos sonhos possam ser realizados. A prosperidade humana não pode “crucificar” a Terra! É urgente viver em harmonia com o planeta. A mudança de atitude de cada indivíduo face à “nossa casa”, a Terra, é fundamental.

“Embora as decisões individuais pareçam insignificantes face às ameaças e problemas ambientais globais, quando biliões de pessoas juntam forças num objetivo comum, conseguem marcar tremendamente a diferença.”

Ban Ki-Moon, Secretário geral das Nações Unidas


Qual o nosso impacto individual no planeta?

            O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, aliado a uma grande produção de resíduos, são marcas de degradação ambiental das sociedades humanas atuais que ainda não se identificam como parte integrante da Biosfera. Foi a pensar na dimensão crescente das marcas que deixamos e na forma de quantificá-las, que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica.
A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros. 
No site http://web.ist.utl.pt/~ist155390/ecoladora/ podes calcular a tua pegada ecológica e não te admires se te revelar que precisas de 2, 3 ou 4 planetas para manteres o teu estilo de vida.

Interessa que reflitas e mudes a tua atitude!

Algumas dicas para seres um dos Sete Mil Milhões a mudar o rumo do planeta:

- Reduz os consumos energéticos, utilizando aparelhos elétricos e eletrónicos de baixo consumo. Não deixes os aparelhos ligados, por exemplo, televisão e computador, sem estarem a ser utilizados.

- Reduz o consumo de água. Substitui o banho de imersão por um duche rápido: gastas 1/5 da água. Descarrega o autoclismo só na medida do necessário: cada descarga liberta 6 a 10l de água potável!

- Minimiza a produção de resíduos sólidos, poupando dinheiro ao adquirir embalagens com maior capacidade e produtos com pouca embalagem, sempre que possível recicláveis.

- Se for de qualidade, bebe água da torneira em vez de engarrafada.

- Sempre que possível, adquire produtos produzidos localmente, pois consomem menos combustível no seu transporte, produzindo menos emissões e contribuem para a manutenção do emprego e para o desenvolvimento da economia regional.

- Consume produtos frescos em detrimento dos congelados ou enlatados. Aumenta a proporção de vegetais em relação aos produtos derivados de carne consumidos a cada refeição.

- Utiliza mais a bicicleta e os transportes públicos nas tuas deslocações e sempre que possível anda a pé!

- Utiliza papel 100% reciclado e livre de cloro. Utiliza sempre as duas faces das folhas e reaproveita as desnecessárias para rascunho.

- Evita comprar produtos de usar e deitar fora, tais como papel de cozinha, guardanapos, toalhas de papel, talheres e copos de plástico, etc...

- Reutiliza e recicla o lixo doméstico.

Para saberes mais, consulta:

CABRAL, Inês. Guia do Consumo Responsável [em linha]. Lisboa: Sustentare Lda. [Consult. 4 Jun. 2015]. Disponível em:

Na Biblioteca:

EMMERICH, Roland. O Dia Depois de Amanhã [Registo vídeo]. E.U.A.: Centropolis Entertainment, 2004.


BENDER, Lawrence; DAVID, Laurie. Uma Verdade Inconveniente [Registo vídeo]. E.U.A.: Paramont Classics, 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário