terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CIÊNCIA

NA BIBLIOTECA
                               
                
E = mc2 = Albert Einstein







Autor da Teoria da Relatividade e maior cientista do séc. XX, Einstein revolucionou a nossa visão sobre o Universo. Nasceu a 14 de março de 1879 numa cidade alemã e foi uma criança taciturna e revoltada com a monotonia do sistema de ensino alemão, pelo que a família e os professores nunca imaginaram que viesse a ser um génio. Recebeu, em 1921, o Prémio Nobel da Física.
A partir de 1933, com a ascensão de Hitler, sentiu a necessidade de renunciar à nacionalidade alemã, mudando-se para os E.U.A. onde viveu até à morte. Em 1941 teve início o Projeto Manhattan, que visava o desenvolvimento da bomba atómica pelos americanos, mas Einstein não teve participação neste projeto. 
Em 1952, Ben-Gurion, então primeiro-ministro de Israel, convidou Albert Einstein para assumir o cargo de presidente do Estado de Israel. Doente, Einstein recusou. Uma semana antes de sua morte assinou a sua última carta, endereçada a Bertrand Russell, concordando que o seu nome fosse incluído numa petição a exortar o abandono, por parte de todas as nações, das armas nucleares.
Faleceu a 18 de abril de 1955.

Entre as suas frases mais célebres, encontra-se a seguinte:
         “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.”

A Biblioteca convida-te a descobrir mais sobre a vida deste cientista. Procura a fórmula nas prateleiras.


Para saberes mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário