sábado, 15 de novembro de 2014

Concursos a decorrer

Concurso Concelhio de Leitura

Está a decorrer, no agrupamento, o Concurso Concelhio de Leitura destinado aos alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos.
Lembramos que os alunos dos 5.º e 6.º anos inscritos no concurso realizarão as provas relativas à 1.ª fase nas datas seguintes:

Escola Básica Infante D. Henrique

5.º A e 5.º B - Dia 19 de novembro - 8h.30m às 9h.15m - Obra: O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

5.º C, D, E e F - Dia 19 de novembro - 9h.15m às 10h.00m - Obra: O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

Turmas do 6.º Ano - Dia 19 de novembro - 10h 20m às 11h.05m. - Obra: Pedro Alecrim de     António Mota

A realização das provas terá lugar no auditório da Escola Básica Infante D. Henrique.



Concurso Nacional de Leitura - 9.ª Edição


Recordamos os alunos que as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura estão a decorrer. Este concurso dirigido aos alunos do 3.º Ciclo  e ensino Secundário é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a DGLB (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

Se queres participar e ainda não te inscreveste, podes fazê-lo junto do teu professor de Português ou na biblioteca da tua escola.


Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro:
  •  7.º Ano: A Lenda de Despereaux, de Kate DiCamillo
  •  8º Ano: Diário secreto de Camila, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
  •  9.º Ano: O velho e o mar, de Ernest Hemingway

Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique:
  •  7º Ano: A Casa das Bengalas, de António Mota
  •  8º Ano: Noites no Sótão, de Maria Teresa Maia Gonzalez
  •  9º Ano: A Pérola, de J. Steinbeck.                                                                           PARTICIPA!


Concurso Uma Aventura Literária 2015


Encontram-se abertas as inscrições para o concurso Uma Aventura Literária 2015 (clica AQUI para acederes ao Regulamento) destinado a alunos da educação Pré-escolar ao 12.º ano, nas modalidades de texto original, crítica, desenho, teatro e olimpíadas da História.


Para mais informações sobre o concurso e sobre as obras disponíveis, dirige-te à tua Biblioteca Escolar. O prazo de entrega de trabalhos termina a 16 de fevereiro de 2015.

Aventura-te!



Conta-nos Uma História!


Podcast na Educação

O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lança a 6.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!" -Podcast na educação.

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. 

O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de carácter mais lúdico.

As histórias a admitir a concurso podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
Fonte: http://erte.dge.mec.pt/index.php?section=439

Sem comentários:

Enviar um comentário