quarta-feira, 2 de abril de 2014

Texto - O Espantalho Solitário

             O Espantalho Solitário

            Naquela manhã de sol radioso, Sebastião verificou, com muita alegria, que já tinha dois companheiros.

            - Bom dia, amigos! – exclamou prazenteiro.

          - Bom dia, amigo! Vou apresentar-me: como vês, tenho umas calças vermelhas e laçarote amarelo! Chamo-me João Marisco!

            - Olá, eu sou o Filipe Florestal!

            - Que bonito nome, eu chamo-me Sebastião Camarão, até rima e tudo!

        - Sebastião Camarão?! Esse Camarão faz parte do Marisco! Devemos ser irmãos gémeos!

          - Hei, lá por terem um nome quase igual, não quer dizer que sejam iguais! – explicou Filipe.

            - O quê? É evidente que somos irmãos. Vou provar-te isso agora mesmo! A minha comida favorita é massa com carne picada! – retorquiu João!

            - Pois, mas eu não… Eu não como carne, sou vegetariano! – comunicou Sebastião.

             - Estás a ver, João? O vosso sobrenome pode ser quase igual, mas não têm de ser iguais em tudo! – respondeu Filipe!

            - Temos de ser iguais, sim! Não acreditas? Já vais ver, totó! – protestou João!

            - Ok! A minha cor favorita é…

            - Vermelho! – interrompeu João.

            - Não, por acaso é muito diferente, é…

            - O Verde ou o Roxo! – interrompeu, de novo, João.

            - Não, é o Azul!

           - Não pode ser! – exclamou o João – isso é impossível! Tu tens de gostar de tudo o que eu gosto, tu tens de gostar…

         - Não, isso não é verdade. Vamos parar de discutir! Também não nos vai levar a lado nenhum, e, além disso, temos trabalho a fazer! – relembrou, zangado, Sebastião!

           - Sim, temos de ter um plano para assustar estes bichos viscosos e peganhentos das nossas lindas plantas! – afirmou Filipe.

           - Sim, concordo, vamos planear uma estratégia… - propôs João.

            Depois de falarem e discutirem a importante estratégia, começaram a pô-la em prática porque estava quase na hora do dono acordar…

           - Amigos pássaros, amigos pássaros, podem trazer aqueles paus com aquelas coisas de metal e as roupas velhas rotas e estragadas? – questionou Sebastião.

            - É para fazermos uma pequena coisa! – explicou Filipe.

            Depois de uma hora de mudanças, os espantalhos estavam tão assustadores que nenhum homem ou bicho teria coragem de enfrentar!

            - E agora passarinhos? Parecemos assustadores? – perguntou Filipe.

  - Mas quem são vocês? Onde estão os meus amigos coloridos? – perguntou o pássaro chefe.

        - Somos os mesmos espantalhos! Só que mais assustadores para facilitar o nosso trabalho! – explicou João.

            Os espantalhos estavam tão assustadores que todos os temiam.  Entretanto, chegou o dono:

          - Mas que espantalhos são estes? Estão horríveis, mas, assim, fazem o seu trabalho melhor! – exclamou o dono.

           

                                                                                           Pedro Silva
                                                                                              N.º 20    6.º F 

Sem comentários:

Enviar um comentário