sexta-feira, 30 de maio de 2025

Celebração da Diversidade Cultural na BE DLL

Ao longo da semana de 19 a 23 de maio, realizou-se a Semana da Diversidade Cultural na Escola Básica D. Luís de Loureiro, em articulação com diferentes projetos, tendo a biblioteca participado também nesta celebração através de várias atividades.

Deixamos aqui o registo de algumas delas.












quarta-feira, 28 de maio de 2025

"aLeR + o Ambiente - As plantas são nossas amigas!"

No âmbito do projeto "aLeR+ o Ambiente: as plantas são nossas amigas!", atividade de articulação curricular da biblioteca escolar com a disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas do 6.º A e 6.º F, da Escola Básica Infante D. Henrique, exploraram poemas da obra «Herbário», de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na referida disciplina.

Com esta atividade, desenvolvida pela professora bibliotecária nas aulas de Ciências Naturais, pretendeu-se promover a leitura de textos literários, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.


Partilhamos aqui alguns dos poemas elaborados pelos alunos.

6.º A



6.º F

terça-feira, 27 de maio de 2025

"aLeR+ o Ambiente - Os animais são nossos amigos!"

No contexto do projeto "aLeR+ o Ambiente - Os animais são nossos amigos!", atividade de articulação curricular da biblioteca escolar com a disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas do 5.º A e 5.º C, da Escola Básica Infante D. Henrique, leram e exploraram poemas sobre animais, da obra «Bicho em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Os alunos realizaram, ainda, uma atividade de escrita criativa, tendo elaborado poemas sobre um dos conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais - "Diversidade nos animais".

Partilhamos aqui alguns dos poemas elaborados pelos alunos.

5.º A


 


5.º C

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento


Assinala-se, a 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento que celebra não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel fundamental do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento. 

A diversidade cultural é um património comum da humanidade e, por isso, foi proclamado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, através da Resolução 57/249, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Podes ler a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural AQUI

Assente nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo.

Sublinha, também, a importância da cooperação para alcançar a paz e para uma convivência plena e harmoniosa.

A diversidade cultural é uma condição inerente à sociedade, devendo ser entendida como expressão da diversidade humana, não sendo exclusiva de grupos minoritários (migrantes, grupos étnicos, religiosos, entre outros).

Na verdade, é crucial promover uma educação assente nos valores e princípios do Diálogo Intercultural, da Diversidade e do Pluralismo.

in https://www.dge.mec.pt/noticias/21-de-maio-dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento

Na semana de 19 a 23 de maio, as bibliotecas escolares convidam todos os alunos a celebrar a diversidade cultural.

Assim, participa no mural digital colaborativo que aqui disponibilizamos, partilhando uma frase, um poema, um desenho, uma imagem, um podcast, um vídeo, uma música..., pretendendo-se realçar a riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro e o diálogo intercultural.

Identifica a publicação com o teu nome, turma e ano.

PARTICIPA!

Criado com o Padlet

"Aprender com a Biblioteca" - Escola de Jugueiros


Hoje, dia 14 de maio, a responsável pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), Dr.ª Teresa Fonseca, deslocou-se à Escola Básica de Jugueiros para a dinamização de uma sessão de animação para a leitura que envolveu todos os alunos do 1.º e 2.º anos da escola, cerca de 85 alunos. Foram lidas as histórias «Urso Caça-Borboletas», de Susana Isern e «O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo», de Clara Cunha.

O objetivo da iniciativa "Aprender com a Biblioteca", promovida pelo setor infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Viseu, é a partilha e a cooperação na dinamização de hábitos leitores.

Aqui partilhamos alguns dos momentos vivenciados pelos nossos alunos, que tiveram como protagonistas o livro, a leitura…