segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto

 
Evoca-se hoje, data da libertação do campo de concentração de Auschwitz,  as vítimas do Holocausto. Este dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2005, através da resolução 60/7, de 1 de novembro de 2005. O Parlamento Europeu estabeleceu o dia 27 de janeiro como o dia Europeu de memória do Holocausto. 
 
Considerando que Portugal foi um dos países que aprovou a Resolução 60/7, a Assembleia da República determinou, nos termos do n.º 5 do artigo 166º da Constituição Portuguesa, associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto nas escolas e universidades, nas nossas comunidades e outras instituições, para que as gerações futuras possam compreender as causas do Holocausto e refletir sobre as suas consequências [Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de Fevereiro].
 
Na biblioteca  D. Luís de Loureiro e do Infante, uma pequena exposição prestou sentida homenagem a todas as vítimas deste período trágico da História. Para além disso, fez-se uma montra de recursos (livros, filmes, documentários...) sobre esta temática.



Os alunos do 9.º ano da Escola D. Luís de Loureiro visualizarão ainda, ao longo desta semana, o documentário "Os últimos dias", do realizador Steven Spilberger e da Shoah Foundation, dando-se, assim, início ao projeto aLeR+ o Holocausto.
 
 
Contra o esquecimento. Para que jamais volte a acontecer.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Concurso "Ler é uma Festa!"

O concurso «Ler é uma Festa!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, e enquadra-se na 8ª Edição da Semana da Leitura cujo tema é a Língua Portuguesa.

O concurso desenvolve-se no quadro dos objetivos definidos para a Semana da Leitura 2014:
  • promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões de prazer e de festa;
  • dar visibilidade à leitura e à escrita, na comunidade escolar;
  • desenvolver a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa, às ciências e às artes;
  • estimular a imaginação e o trabalho em equipa entre docentes e entre crianças e os jovens.
 O público-alvo do concurso é constituído pelas crianças da educação pré-escolar e pelos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Consultem o Regulamento e participem! Vamos fazer da LEITURA uma FESTA!




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura (1ª fase)



Os vencedores da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura no nosso Agrupamento são:

Escola Básica D. Luís de Loureiro

7.º ano - Fábio Lopes, n.º 9, 7.º G
8.º ano - Carolina Moreira, n.º 8, 8.º G
9.º ano - Inês Oliveira, n.º 11, 9.º H

Escola Básica Infante D. Henrique

7.º ano - Maria Ana C. R. Chaves Dionísio, n.º 19, 7.º A
8.º ano - Inês Araújo R. A. Figueiredo, n.º 12 , 8.º A
9.º ano - Margarida Dias Lopes M. Correia, n.º 13, 9.º E

Estes alunos representarão o Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, a realizar durante o 2.º período.

PARABÉNS AOS VENCEDORES!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Concurso "Faça lá um poema!" - 2014

 

Por iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém, realiza-se, em 2014, mais uma edição do Concurso de Poesia FAÇA LÁ UM POEMA, cujo intuito é o de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.
 
 Convidam-se todas as turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do nosso Agrupamento  a aderirem a este Concurso.
 
O Concurso decorre entre Janeiro e Março de 2014 e terá a sua Final no dia 22 de Março de 2014. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém, o DIA MUNDIAL DA POESIA em cujo Programa será integrada a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso Faça lá um Poema.
Podem consultar, nas seguintes ligações,  o REGULAMENTO, onde constam o calendário e as perguntas mais frequentes.
 
Participem! Façam lá um poema!
 
 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tintin faz 85 anos

Tintin, o famoso repórter belga que protagonizou centenas de páginas de aventuras de banda desenhada, cumpre hoje 85 anos, desde que se apresentou a 10 de janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtième.


Acompanhado pelo fox terrier Milu, Tintin é considerado uma das mais populares personagens de banda desenhada, criada pelo belga George Remi (Hergé).

Na estreia, Tintin é apresentado como um jovem jornalista do Le Petit Vingtième, enviado à antiga União Soviética, onde se envolve em várias aventuras.

A partir daí, Hergé colocou Tintin em aventuras no oriente, no oeste americano, no mar, em terra e no espaço – numa ida à Lua – em mais de 20 álbuns como “A estrela misteriosa”, “Tintin no Tibete”, “Tintin no Congo” e “As sete bolas de cristal”, traduzidos em 77 línguas e que venderam mais de 230 milhões de exemplares em todo o mundo.

Hergé morreu em 1983, aos 76 anos, deixando incompleto "Tintin e Alpha-Art".

Em 2013, a Casterman e a empresa Moulinsart anunciaram que vão publicar, até 2052, um novo livro protagonizado por Tintin, para evitar que os direitos da obra de Hergé caiam no domínio público.

Os realizadores Steven Spielberg e Peter Jackson mergulharam na obra de Hergé e estrearam, em 2011, o filme “As aventuras de Tintin: O segredo do Licorne”, estando a preparar uma segunda produção.



Fonte: http://zap.aeiou.pt

São muitos os vídeos sobre as aventuras de Tintin que podes encontrar no YouTube. Aqui te deixamos “A estrela misteriosa”.



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Concurso Concelhio de Leitura - Cronograma da 2.ª fase

Os alunos dos 5.º e 6.º anos que passaram à 2.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura realizarão as provas relativas a esta fase nas datas seguintes:


Escola Básica D. Luís Loureiro

5.º ano: dia 15 de janeiro, 4.ª feira (12h) - Obra: Uma aventura na Serra da Estrela, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

6.º ano: dia 14 de janeiro, 3.ª feira (12h)  - Obra: Uma aventura nas férias do Natalde Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Escola Básica Infante D. Henrique

5.º ano: dia 16 de janeiro, 5.ª feira (10h 20m - 11h 05m) - Obra: Uma aventura na Serra da Estrela, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

6.º ano: dia 16 de janeiro, 5.ª feira (11h 05m - 11h 50m)  - Obra: Uma aventura nas férias do Natalde Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - Cronograma da 1.ª fase



CRONOGRAMA

Escola Básica Infante D. Henrique

A prova vai ter lugar no dia 9 de janeiro, 5ª feira, de acordo com o cronograma seguinte:

7.º ano10h 20m - 11h 05m   - Obra: A Casa das Bengalas, de António Mota

8.º ano11h 05m - 11h 50m  - Obra: Noites no Sótão, de Maria Teresa Maia Gonzalez

9.º ano12h 00m - 12h 45m  - Obra: A Pérola, de J. Steinbeck


Escola Básica D. Luís Loureiro
 
A prova vai ter lugar  ao longo da primeira semana de aulas,  de acordo com o cronograma seguinte:
 
7.º ano7/01/2013   - Obra: A  Lenda de Despereaux, de Kate DiCamillo

8.º ano: 9/01/2013 - 112h 45m - 13h 30m - Obra: Diário Secreto de Camila, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
 
9.º ano: 10/01/2013 - 8h 00m - 8h 430  - Obra: O rapaz de pijama às riscas, de John Boyne