terça-feira, 23 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma iniciativa internacional da UNESCO e celebrou-se pela primeira vez em 1996, para promover o livro e a leitura como ferramentas de inclusão e de formação cívica. Assinala ainda a morte do autor espanhol Miguel de Cervantes e do dramaturgo inglês William Shakespeare, a 22 e 23 de abril de 1616, respetivamente.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado esta terça-feira, 23 de abril, será assinalado em várias zonas do país.

O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) assinala a data com a marcha “Manifesta-te pela Leitura”, que terá início na Praça Luís de Camões, em Lisboa, e seguirá pelo Chiado, com paragens para leituras em voz alta nas livrarias BD Mania, Bertrand, Férin e FNAC. O desfile será acompanhado por músicos e artistas do Chapitô, que irão fazer a banda sonora desta festa do livro e da leitura no centro da capital portuguesa.


Por sua vez, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) junta-se às Bibliotecas de Lisboa na iniciativa “Ler em Todo Lado”, que conta com várias atividades ao longo do mês de abril: o Jardim dos Coruchéus recebe leituras diversas de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, cujo centenário se festeja este ano, a Biblioteca do Palácio Galveias receberá um ciclo de concertos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, e na Biblioteca Orlando Ribeiro haverá uma leitura encenada que revisita os textos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Sophia na Biblioteca Andante.

No Porto, a iniciativa “Todos a Ler!” destaca a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena (outro centenário de 2019), através do programa “Sophia e Jorge 100 anos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O dia começa e acaba com o espectáculo A Viagem, de Joana Providência, inspirado no conto homónimo de Sophia, e conta ainda com as exibições dos filmes Correspondências, de Rita Azevedo Gomes, inspirado nas cartas trocadas entre Sophia e Jorge de Sena durante os anos de exílio deste último, e Os Salteadores, baseado no conto de Jorge Sena.

in https://www.publico.pt/2019/04/22/culturaipsilon/noticia/marcha-musica-sessoes-leitura-marcam-celebracoes-dia-mundial-livro-1870096

Dando continuidade  à celebração do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, a Biblioteca do Infante comemora o Dia Mundial do Livro, assinalando a efeméride com uma montra de livros muito especial dedicada a esta grande escritora que marcou a literatura portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário