domingo, 17 de dezembro de 2017

aLeR+ a Física


Neste 1.º período, na disciplina de Físico-Química e em articulação com as professoras bibliotecárias, foi apresentado e iniciado o projeto "aLeR+ a Física" nas turmas 9.º A, 9.º B, 9.º C  9.º D, G, H e I,  com o objetivo de promover a leitura de textos de caráter científico, relacionados com as temáticas de Física lecionadas.

Nesse sentido, as professora bibliotecárias e os professores de Físico-Química apresentaram aos alunos o referido projeto e proporcionaram o visionamento/análise de um vídeo com a declamação do “Poema para Galileu”, de António Gedeão. Na Escola Básica Infante D. Henrique, foi visualizado o vídeo realizado por alunos desta escola, no ano letivo anterior. 

Os alunos das turmas 9.º G, H e I pesquisaram aspetos da sua vida e da obra de Galileu Galilei e partilharam essas informações num cartaz digital (com recurso à ferramenta padlet) publicado AQUI

Posteriormente, os alunos leram o capítulo “Da queda dos graves à queda da lua”, do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular “As forças e os movimentos”.

Após a leitura, e recorrendo aos tablets/smartphones, os alunos realizaram na aula de Físico-Química um quiz interativo com recurso à ferramenta kahoot, elaborado pelo professor de Físico-Química Paulo Gonçalves, no âmbito da referida leitura e dos conteúdos de Física lecionados.

Os alunos mostraram entusiasmo, interesse e empenho na realização desta atividade, atividade que constitui uma mais valia para a motivação dos alunos na aprendizagem da Física.

Sem comentários:

Enviar um comentário