sexta-feira, 5 de julho de 2019

Encontrar o Outro nos livros - 9.º G e 9.º H


Em articulação com a disciplina de EMRC, os alunos participaram na atividade «Encontrar o Outro nos livros», a partir da leitura do conto «Déjeuner sur l’herbe com alguém a afogar-se», de Afonso Cruz, do livro Uma terra prometida – contos sobre refugiados

Esta atividade pretendeu sensibilizar os alunos para a questão das migrações forçadas e para a responsabilidade que todos temos na defesa dos direitos humanos fundamentais. 

Os alunos foram convidados a colocar-se no lugar do Outro e a refletir sobre esta questão social e humanitária tão dramática.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

aLeR+ o Holocausto - 9.º G e 9.º H


No âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, iniciado nas turmas do 9.º ano aquando do evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, foram realizadas as seguintes atividades: 

Na Escola D. Luís de Loureiro, o projeto concretizou-se em articulação com as  disciplinas de Português, História e  EMRC. Os alunos do 9.º ano  visualizaram, no dia 27 de janeiro, na Biblioteca, na aula de História, o documentário  «Kitty- sobrevivente do Holocausto» , e os alunos do 7.º e 8.º anos o documentário sobre o campo de concentração de Auschwitz do programa televisivo português «Alta definição».

Os alunos do 9.º ano conheceram os diferentes recursos disponíveis nas bibliotecas do agrupamento sobre este trágico momento da História. 

Na disciplina de História, os alunos realizaram trabalhos de investigação sobre portugueses que morreram ou que passaram por campos de concentração com vista à conclusão da exposição iniciada no ano letivo 2017-2018. 

Na disciplina de Português, os alunos leram ler livros (informativos e de ficção) sobre o Holocausto (da lista disponível AQUI) e apresentaram-nos na aula de Português. Realizaram-se ainda alguns podcasts com poemas da autoria de sobreviventes e de outros autores. 

Na disciplina de  EMRC, visualizaram o filme «Aristides de Sousa Mendes».  Estava previsto um encontro com a bisneta do Cônsul, mas, por motivos pessoais, o encontro não foi possível.

No Dia do Agrupamento, esteve patente na escola D. Luís de Loureiro uma exposição dos trabalhos no âmbito deste projeto para toda a comunidade educativa. 

As atividades realizadas no âmbito deste projeto contribuíram para um conhecimento mais aprofundado da II Guerra Mundial.

Partilhamos aqui alguns dos trabalhos. Ver mais informações sobre este projeto AQUI


terça-feira, 2 de julho de 2019

Atividades nas bibliotecas nos Dias do Agrupamento

Nos dias 13 e 14 de junho, nas bibliotecas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro, realizaram-se várias atividades de promoção da leitura com alunos dos jardins, do 1.º ciclo e do 2.º e 3.º ciclos.  Visualizaram-se vídeos sobre a temática, contaram-se muitas histórias e promoveu-se a leitura domiciliária para as férias do verão. 

Na Escola Infante D. Henrique, em colaboração com os professores de Português, prepararam-se as exposições e as atividades dinamizadas nos Dias do Agrupamento e apresentadas num espaço conjunto.

Para além das atividades já elencadas, realizou-se a partilha de leituras entre ciclos. De destacar a partilha de leituras efetuadas pelos alunos dos 6.º B e 6.º C, dirigida aos alunos da Escola Básica de Jugueiros. Os alunos presentearam os colegas com a declamação de poemas e leitura de textos de diversos escritores portugueses.

Toda a comunidade educativa teve a oportunidade de visualizar a exposição patente sobre alguns dos projetos realizados ao longo do ano letivo, assim como participar nas atividades preparadas para a comemoração dos Dias do Agrupamento.

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos vividos.
  



















segunda-feira, 1 de julho de 2019

aLeR+ o Holocausto – Turmas 9.º A, B, C, E e F

Neste 3.º período, deu-se continuidade às atividades no âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, iniciado nas turmas do 9.º ano aquando da evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto.

Assim, na disciplina de História e em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos das turmas 9.ºA; 9.ºB; 9.ºC; 9.ºE e 9.ºF realizaram trabalhos de investigação subordinados à temática «Conhecer os Heróis do Holocausto», trabalhos que fizeram parte de uma exposição realizada no final do ano letivo, integrada nas atividades dos Dias do Agrupamento.

Na disciplina de EMRC, os alunos visualizaram um filme sobre o cônsul Aristides de Sousa Mendes, baseado na vida deste herói português que salvou milhares de refugiados.

Aqui partilhamos algumas fotografias da exposição realizada.






quarta-feira, 26 de junho de 2019

Leitor em Destaque- 3.º período

CATEGORIA ALUNOS
2.º CICLO 
Manuela Oliveira, n.º 22, 6.º C - BE do Infante
Lara Raquel Correia, n.º 4, 6.º G- BE D. Luís de Loureiro

3.º CICLO 
Cândida Ferreira, n.º 6, 8.º D - BE do Infante
Maria Pinho Rodrigues, n.º 11, 7.º H; Inês Nogueira, n.º 3, 8.º H e Mikaela Cunha, 9.º G (ex-aequo)-  
BE D.Luís de Loureiro

CATEGORIA PROFESSORES
Alexandra de Jesus- BE do Infante
Edite Soares - BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA ASSISTENTES OPERACIONAIS / ASSISTENTES TÉCNICOS

 Emília Alves - BE do Infante
Teresa Teixeira - BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

E. de Ed. da aluna Cândida Ferreira, do 8.º D BE do Infante
Enc. de Educação da aluna Mariana Cardoso, da EB1 de Passos

Encontrar o Outro nos livros- 1.º CEB



No âmbito dos projetos Ser+ Cidadão- A Escola e a Diversidade Cultural, ao longo do ano letivo, nas bibliotecas do das EB Jugueiros, EB Aquilino Ribeiro e EB de S. João de Lourosa, realizou-se regularmente a atividade «Encontrar o Outro nos livros». Esta atividade, que partiu de livros de literatura infantojuvenil com personagens de outras culturas ou com referência a tradições de outras culturas, visou promover o conhecimento de outras culturas, promovendo deste modo o conhecimento o diálogo intercultural.










aLeR+ o Ambiente e a Música- 5.º G e 5.º H

Conclui-se, ao longo do terceiro período, a  a atividade aLeR+ a Música e o Ambiente, em articulação com diversas disciplinas, atividade já iniciada no segundo período (ver AQUI).

Na disciplina de Ciências Naturais, elaboraram-se posters com informações sobre diversos animais, a partir da pesquisa realizada. Conclui-se também a gravação de podcasts de poemas sobre animais de diferentes autores portugueses. Foram ainda compilados num vídeo os trabalhos elaborados na oficina de escrita. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de responder a um quiz de verificação dos conhecimentos, com recurso à plataforma Kahoot.

Partilhamos aqui os trabalhos elaborados.

Haikais (ou quase...)

5.º G




5.º H



Posters


 Podcasts com poemas sobre os animais

terça-feira, 25 de junho de 2019

Leituras nas férias!

Imagem disponível em http://open-book.ca/Columnists/Here-s-to-Summer!-A-Reading-List

A Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro  promovem a leitura recreativa durante o período de férias de verão.

Assim, informamos todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação que a Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro se encontrarão abertas durante o mês de julho para esse efeito.

Leve um livro para passar férias em sua casa! Esperamos por si na SUA Biblioteca!
                                                                                                          BOAS  LEITURAS!

segunda-feira, 17 de junho de 2019

aLeR+ a Física- 9.º G e 9.º H

Concluiu-se ao longo deste período, em articulação com a disciplina de Físico-Química, a atividade aLeR+ a Física que visou fomentar o gosto pela leitura/interpretação de textos relacionados com temáticas de Física e a consolidação de conteúdos curriculares lecionados.

No primeiro período, os alunos, no âmbito da Unidade «As forças», realizaram diversas atividades a partir da leitura do capítulo Da queda dos graves à queda da lua, do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais (Ed. Gradiva): conheceram  a vida e a obra de Galileu Galilei; ouviram o poema Galileu Galilei, de António Gedeão e conheceram a vida e a obra deste autor; após a leitura do capítulo do livro «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, os alunos realizaram um quiz (Kahoot).

No segundo período, os alunos leram o capítulo «Questões que metem muita água e também algum chumbo», do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular «Forças e Fluídos». Após a leitura, os alunos realizaram na aula um quiz interativo na plataforma kahoot, visualizaram um pequeno filme sobre a biografia e as invenções de Arquimedes e participaram na sessão “A importância da biblioteca de Alexandria para o conhecimento científico” dinamizada pela professora bibliotecária.  

 Os alunos realizaram neste período podcasts de poemas de António Gedeão. 








quarta-feira, 12 de junho de 2019

Poema «A Natureza»- turma PCA


No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, a biblioteca realizou algumas atividades com a turma PCA. Partilhámos aqui o poema «A Natureza» dito pelos alunos da turma.


domingo, 9 de junho de 2019

Entrega de prémios- Olimpíadas da Cultura Clássica


No passado dia 5 de junho, teve lugar, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a cerimónia de Entrega de Prémios das “Olimpíadas da Cultura Clássica”.

As alunas Matilde Lopes, Mafalda Lopes, Lara Correia, Matilde Lourenço e Marta Cortez, do 6.º G (Escola D. Luís de Loureiro) foram distinguidas com o Primeiro Prémio, na categoria Artes/ multimédia - escalão A (4.º, 5.º e 6.º anos), pelo trabalho «Canto das Sereias» um blogue de divulgação dos temas selecionados para as Olimpíadas de Cultura Clássica do ano letivo 2018-2019.

As "Olimpíadas da Cultura Clássica" são um concurso dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário que pretende estimular o conhecimento e a curiosidade com desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais. 

Esta iniciativa foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares em colaboração com diferentes parceiros, nomeadamente a ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; a APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos; a APLG - Associação de Professores de Latim e Grego; a Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas; o Colégio Minerva e o Museu de Lisboa - Teatro Romano.

PARABÉNS às alunas premiadas que muito nos honraram com a sua prestação!






sábado, 8 de junho de 2019

"aLeR + o Ambiente" - 6.º A, 6.º B e 6.º F

Os alunos do 6.ºA, 6.ºB e 6.ºF, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca.

Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura de textos literários e não literários na área das Ciências Naturais, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.

Os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais.

Partilhamos aqui alguns dos poemas elaborados pelos alunos.










Na turma 6.º F, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o projeto "Minha Amiga Árvore", um projeto desenvolvido pela antiga Escola C+S de Abraveses, em 1993, assim como as canções «Escuta Árvore» e «Sou Árvore», criadas no âmbito deste projeto. A letra das canções é da autoria de António Carvalho Fernandes, professor da turma das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, e a música é da autoria de Armando de Jesus Costa. 

Aqui partilhamos as duas canções.





quarta-feira, 29 de maio de 2019

"aLeR + o Ambiente" - 5.º B, 5.º C e 5.º F

Os alunos do 5.ºB, 5.ºC e 5.ºF, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca.

Neste contexto, os alunos leram poemas sobre animais, da obra «Bicho em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez e realizaram uma atividade de escrita criativa, tendo criado poemas sobre um dos conteúdos lecionados, na disciplina de Ciências Naturais - "Diversidade nos animais".
Partilhamos aqui alguns dos poemas elaborados pelos alunos.









segunda-feira, 27 de maio de 2019

Celebrar a Diversidade Cultural na Biblioteca D. Luís de Loureiro

Ao longo da semana, na Biblioteca D. Luís de Loureiro, no âmbito da Semana da Interculturalidade, realizaram-se sessões sobre a diversidade cultural, a história e cultura ciganas e um quiz (Kahoot) sobre questões relacionadas com esat temática. Para além da visualização de vídeos e de sessões informativas, houve ainda tempo para ouvir músicas ciganas e dançar.

Esta atividade envolveu os alunos do 2.º ciclo da DLL e os alunos da turma PCA (78 alunos). 

Colaboraram nesta atividade as  alunas do 2.º ano da Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (Diana Almeida, Diana Gomes, Márcia Macedo e Micaela Fernandes). 


terça-feira, 21 de maio de 2019

Dia Mundial da Diversidade Cultural




Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento comemora-se a 21 de maio, representando uma oportunidade para se cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro e o diálogo intercultural. 
O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Pode ler AQUI na íntegra a Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO Audrey Azoulayque salienta que:

«Un mundo diverso não só é mais pacífico, mas também mais próspero e mais equitativo. [...] 

A diversidade cultural, mediante a pluralidade das suas vozes,  considera-se um dos recursos renováveis originais da humanidade, já que oferece uma fonte constante de inovação e criatividade. 

Elemento fundamental de um rico património imaterial, a diversidad é um recurso  não só para o desenvolvimento, mas também  para o diálogo, a reconciliação e a resiliência;  nestes tempos dificeis, é necessário defender o valor e o poder da diversidade cultural. 

No dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, na UNESCO incentivamos as pessoas de todo o mundo a juntarem-se a nós para celebrar a diversidade cultural e encontrar formas de protegê-la e promovê-la nas suas próprias comunidades. Desta maneira, todos estarão incluídos e ninguém ficará para trás».

Hoje, e ao longo da semana, realizaremos várias atividades para celebrar esta data. 




quarta-feira, 15 de maio de 2019

Vencedores do concurso "Olimpíadas da Cultura Clássica 2019"




Damos a conhecer o nome dos vencedores do concurso ”Olimpíadas da Cultura Clássica 2019”, por escola. São apresentados os vencedores do desafio de artes/multimédia, assim como do desafio escrito.

Escola Básica Infante D. Henrique

Desafio de artes/multimédia

Grupo 1:
Filipa Santiago R. Ferreira - 8.º F
Madalena Loureiro Martins - 8.º F

Grupo 2:
Guilherme Costa - 8.º F

Grupo 3:
Bárbara Marques P. F. de Carmo - 9.º E
Filipa Isabel S. B. Cardoso Monteiro - 9.º E
Raquel Sobral Rosa  - 9.º E
Vasco Correia S. B. de Carvalho - 9.º E


Desafio escrito

Escalão A:
Tiago Afonso Ferreira - 5.º F
Raquel Correia Teixeira - 5.º F
João Pedro Fróis - 5.º F

Escalão B:
Madalena Loureiro Martins - 8.º F
Raquel Sobral Rosa - 9.º E
Bárbara Marques - 9.º E


Escola Básica D. Luís de Loureiro

Desafio de artes/multimédia
Lara Raquel  Correia- 6.º G
Mafalda  Lopes - 6.º G
Matilde  Lopes- 6.º G
Matilde Lourenço - 6.º G
Marta Cortez - 6.º G

Desafio escrito

Escalão A:
Lara Raquel  Correia- 6.º G
Mafalda  Lopes - 6.º G
Matilde  Lopes- 6.º G

Escalão B:
Inês Nogueira- 8.º H
Ana Júlia Martins - 9.º H
Liliana Loureiro - 8.ºH