quinta-feira, 25 de junho de 2020

aLeR + o Holocausto - 9.º F

No 3.º período, na turma do 9.º F, deu-se continuidade ao projeto de articulação curricular "aLeR+ o Holocausto".

Assim, no âmbito deste projeto, nas disciplinas de História e de Geografia e em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos realizaram trabalhos subordinados à temática "Conflitos Mundiais Recentes" que aconteceram ou estão a acontecer no mundo, no momento atual. Na disciplina de Francês, os alunos abordaram algumas "Organizações Não Governamentais Francesas" (ONGs) que atuam nas zonas de conflitos e cuja missão é auxiliar as populações nas mais diversas áreas.

Em Formação Cívica, os alunos visualizaram o documentário exibido na RTP, "Príncipes do Nada", a propósito do campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos e do campo de refugiados de Kutupalong, no Bangladesh, tendo procedido a uma reflexão crítica sobre o mesmo.

Com a realização destes trabalhos, pretendeu-se consciencializar os alunos acerca da ocorrência de outros conflitos com semelhanças com o Holocausto, dando-se continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas nas disciplinas de Português e EMRC, no âmbito do referido projeto.

Lembramos que na disciplina de Português, os  alunos  leram  obras relacionadas com  a  temática do Holocausto, tendo realizado uma apresentação e apreciação crítica das leituras efetuadas, e partilhado os seus trabalhos num padlet.
Na disciplina de EMRC, os alunos visualizaram o filme «A vida é Bela» de Roberto Benigni, tendo refletido sobre este momento tão dramático da História mundial.

Aqui publicamos, com recurso à ferramenta Thinglinkos trabalhos finais realizados pelos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário