«Para assinalar o Dia Nacional das Comunidades Ciganas (24 de junho) a EAPN Portugal lançou uma CAMPANHA NACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DAS COMUNIDADES CIGANAS # direitoaseroquequiserem, com o apoio institucional da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade.
A Campanha tem um enfoque nas crianças ciganas, nos seus sonhos e ainda enormes barreiras que existem para uma integração económico-social de plena cidadania. Um bloqueio que assenta em estereótipos e projeções de preconceitos e que resulta numa discriminação desmotivadora, castradora e que, no limite, destrói por completo todos os esforços feitos em diferentes domínios (educação, mas também emprego, habitação e saúde) criando um sentimento de impotência, partilhado pelas comunidades ciganas e por todos aqueles que, quotidianamente, procuram romper estes círculos viciosos de equívocos que levantam muros de gigantescas dimensões.
Esperamos que esta campanha nos interpele a todos, de forma colectiva e co-responsabilizante, para a construção de uma enorme ponte, sem qualquer tipo de obstáculos ou de sinalizações equívocas, capaz de concretizar uma igualdade que, mais do que um direito, é um dever.»
EAPN Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário