O escritor francês Patrick Modiano foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura 2014. Já publicou cerca de 30 livros, maioritariamente romances, mas também guiões de cinema e livros infantis.
Ao anunciar o nome de Modiano, a Academia destacou-lhe “a arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e para revelar o universo da ocupação”. Nascido em 1945, ano em que terminou a II Guerra Mundial, é filho de um italiano judeu. O tema da ocupação nazi foi o tema do primeiro livro que publicou, La Place de l’Etoile, em 1968.
O autor já venceu alguns dos mais prestigiados galardões literários de França, como o Prémio Goncourt em 1978, pelo livro A Rua das Lojas Escuras (publicado em Portugal pela editora Relógio D`Água). No currículo conta também com o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1972 e o Grande Prémio Nacional das Letras em 1996. Pela Porto Editora foi publicado em Portugal o romance O Horizonte, de 2010. Nas livrarias nacionais encontram-se também Um Circo que Passa e Domingos de Agosto, ambos publicados pela Dom Quixote, Dora Bruder e No Café da Juventude Perdida, ambos pela ASA.
Fonte:http://observador.pt/2014/10/09/patrick-modiano-vence-premio-nobel-da-literatura/
Sem comentários:
Enviar um comentário