quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2018



A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, "Why I love my school library", a RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥  biblioteca escolar”.
Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.

Atividades:
- Visualização do vídeo comemorativo dos 20 anos da RBE



- Hora do conto especial Bibliotecas
- Desafio: Porque adoras a tua biblioteca escolar?, em articulação com os Diretores de Turma
- Atividades de expressão plástica
- Encontro com a escritora Isabel Alçada
....



quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Concurso "Quadras de S. Martinho"


A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva promove o concurso “Quadras de S. Martinho”.



PARTICIPA!

Concurso «Põe a tua terra nos píncaros!»



O concurso “Põe a tua terra nos píncaros”, organizado pela Rádio Miúdos, tem como desafio a elaboração de um spot publicitário sobre um herói da tua terra. 

Este concurso é cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Portugal 2020, e tem a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares.

Mais informações AQUI.
Regulamento AQUI.

Participa!



13ª edição do Concurso Nacional de Leitura






A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Consulta o Regulamento AQUI.

Participa!

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Receção aos alunos do 5.º ano na Biblioteca do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro

No início deste ano letivo, no dia da receção aos alunos e Encarregados de Educação, dia 14 de setembro, todos os alunos do 5.º ano realizaram uma visita à Biblioteca da sua escola acompanhados pelos respetivos Encarregados de Educação.

Os alunos visionaram um vídeo sobre o projeto do agrupamento aLeR+ para SeR+ e conheceram as várias valências da Biblioteca. Foram igualmente convidados, assim como os seus Encarregados de Educação, a participar nas várias atividades a promover ao longo do ano letivo, no âmbito do projeto aLeR+ para SeR+.




quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Bom ano letivo 2018-2019!

A equipa das bibliotecas deseja a toda a comunidade educativa votos de Bom Ano letivo 2018-2019 e... BOAS LEITURAS!



terça-feira, 24 de julho de 2018

aLeR+ o Holocausto


No âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, iniciado nas turmas do 9.º ano aquando do evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto com a visualização de um documentário sobre a libertação dos campos de concentração, foram realizadas as seguintes atividades: 

Na Escola D. Luís de Loureiro, o projeto concretizou-se em articulação com as  disciplinas de Português, História, Geografia e EMRC. Os alunos visualizaram, no dia 27 de janeiro, na Biblioteca, na aula de História, o documentário «Os últimos dias», de Steven Spielberg e The Shoah Foundation que narra a história de cinco judeus húngaros sobreviventes e conheceram os diferentes recursos disponíveis nas bibliotecas do agrupamento sobre este trágico momento da História. Também na disciplina de História, os alunos realizaram trabalhos de investigação sobre portugueses que morreram nos campos de concentração com vista à elaboração de uma exposição. Na disciplina de Geografia, os alunos pesquisaram sobre genocídios do século XX, tendo sido construído, com recurso à ferramenta ThingLink, um mural com essas informações em diferentes suportes.


 Na disciplina de Português, os alunos leram ler livros (informativos e de ficção) sobre o Holocausto (da lista disponível AQUI) e apresentaram-nos na aula de Português. Na disciplina de  EMRC, visualizaram o filme «Irena Sendler». 

No Dia do Agrupamento, esteve patente na escola sede uma exposição destes trabalhos para toda a comunidade educativa. 





Na Escola Infante D. Henrique, os alunos do 9.º ano leram livros no âmbito desta temática para apresentar na aula de Português, no âmbito da leitura autónoma.

As atividades realizadas no âmbito deste projeto contribuíram para um conhecimento mais aprofundado da II Guerra Mundial.